Enem 2021: Candidatos deverão ter login único no site gov.br para realizar sua inscrição

Os candidatos interessados em participar do Enem 2021 poderão fazer sua inscrição no período de 30 de junho a 14 de julho de 2021, tanto para a versão impressa quanto a digital, conforme edital do Exame.

Os interessados poderão se inscrever por meio da Página do Participante, mas para realizar a inscrição, assim como solicitar atendimentos, interpor recursos e acompanhar o andamento dos procedimentos, é preciso ter o login único dos serviços do Governo Federal.

Anúncio

Como fazer o login e recuperar senha de acesso no acesso.gov.br?

Se o candidato não se lembrar se possui a conta, é possível verificar e recuperá-la.

Para isso, basta acessar o endereço eletrônico acesso.gov.br, digitar o CPF para fazer a verificação e clicar em “Avançar”. Em seguida, é só clicar em “Esqueci minha senha”.  Há outras formas de recuperar a conta:

O interessado deve selecionar uma das opções para gerar uma nova senha para sua conta. Para o candidato que não possui o login pode criá-lo também no endereço eletrônico acesso.gov.br.

Publicidade

Login único

O acesso único ao gov.br faz parte do processo de unificação de todos os serviços digitais dos órgãos públicos, alinhado ao Plano de Transformação Digital do Governo Federal. O usuário deverá  se cadastrar somente uma vez para ter acesso liberado a todos os serviços prestados. O cadastro garante maior segurança e transparência na utilização dos sistemas.

Inscrição e provas

Todos os interessados em fazer o Enem 2021 deverão se inscrever, independentemente de terem adquirido a isenção da taxa de inscrição e/ou justificado a ausência no Enem 2020. No momento da inscrição, a pessoa deverá informar o número do CPF e a data de nascimento, além de indicar qual modalidade deseja realizar (impressa ou digital).

Anúncio

O Enem Digital será exclusivo para quem já concluiu o ensino médio ou está concluindo essa etapa em 2021.

Os participantes que desejarem fazer o exame para fins de autoavaliação — os chamados “treineiros” — deverão se inscrever apenas para o Enem 2021 impresso.

Publicidade

Em 2021, as duas versões do exame terão as mesmas provas, com itens iguais e tanto versão digital quanto a impressa desta edição do exame serão aplicadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021.

Atendimento especializado e nome social

No período de 30 de junho a 14 de julho, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também receberá as solicitações de atendimento especializado. Os pedidos de tratamento pelo nome social deverão ser feitos a partir de 19 de julho.

Anúncio

Para que servem as notas do Enem 2021?

Confira abaixo os programas e seleções que utilizam as notas do Enem para acesso de estudantes no ensino superior, em diversas Instituições de ensino federais e particulares, conforme edital do Exame:

Sair da versão mobile