Enem 2020: Pessoa com deficiência visual terá leitura em tela na prova

Enem

Enem (foto http://inep.gov.br/)

Os candidatos que possuem deficiência visual poderão solicitar leitura em tela na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020. O recurso deve ser solicitado durante o processo de inscrição, na Página do Participante, no site do Enem, até 22 de maio.

Conforme informações do Ministério da Educação, o software possibilita a leitura de textos que estão na tela do computador, ao converter, por meio de voz sintetizada, tudo o que aparece escrito no monitor.

Anúncio

Ainda conforme o MEC, pessoas com cegueira, surdocegueira, baixa visão ou visão monocular têm mais autonomia porque podem ler a prova na ordem em que desejarem; repetir a leitura quantas vezes considerarem necessário; ou retomarem uma questão no ponto em que escolherem. O software disponibilizado será o NVDA, e o sistema, o Dosvox.

Recursos de Acessibilidade

A edição do Enem de 2020 tem diversos recursos de acessibilidade; e todas as solicitações devem ser realizadas no ato da inscrição.

O candidato que teve o laudo médico aceito em 2017, 2018 e 2019 não precisa de novo do documento; desde que a solicitação de atendimento seja a mesma dos anos anteriores.

Publicidade

O Enem Digital terá aplicação-piloto e, por isso, não oferece recursos de acessibilidade em 2020, mas as vagas oferecidas já foram preenchidas.

Participante com deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira

O participante com deficiência auditiva, surdez ou surdocegueira deve informar, durante a inscrição, se usa aparelho auditivo ou implante coclear; o que dispensa a vistoria nos dias da prova, por parte do aplicador.

Anúncio

Enem Edital em Libras

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tem versões dos editais do Enem traduzidos em língua brasileira de sinais (libras).

Confira os recursos de acessibilidade por tipo de atendimento

Sair da versão mobile