INEP divulga edital do Enem 2020 em Libras e aprimora o atendimento especializado

Enem

Enem (foto http://inep.gov.br/)

Em 2020, os participantes do Enem encontrarão todos os tipos de atendimento sob a denominação “especializado” (inclusive para gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar).

Solicitação de recursos especializados

A solicitação de recursos acessíveis para fazer as provas deve ser feita durante o período da inscrição, entre 11 e 22 de maio, na Página do Participante.

Anúncio

Os resultados das solicitações de atendimento especializado será divulgado em 29 de maio; e se pedido for indeferido, haverá um período para interposição de recursos e apresentação de novos documentos.

Enem em Libras

O Inep está empenhado em estudar e aprimorar o atendimento especializado nos exames. Essa atenção às diferentes necessidades dos participantes surdos, deficientes auditivos e surdocegos é uma preocupação do instituto desde a implementação do exame, há 23 anos. Recursos de acessibilidade como a atuação de tradutores e intérpretes de Libras são oferecidos desde a edição de 2000. A videoprova em Libras entrou no conjunto de opções dos participantes a partir de 2017. O tema da redação naquela edição foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”, o que impulsionou o debate sobre o assunto.

Em 2018, o Inep lançou o selo Enem em Libras, que identifica todo o conteúdo disponível em Libras, e publicou a primeira versão acessível ao público surdo da Cartilha do Participante – Redação no Enem. Ainda em 2018, foi lançada a Plataforma Videoprova em Libras, na qual o instituto disponibiliza os vídeos com os enunciados e as opções de respostas da videoprova, permitindo que os participantes surdos estudem no mesmo formato em que elas são aplicadas. As provas de 2017, 2018 e 2019 estão publicadas na versão integral. Na plataforma, também é possível assistir ao vídeo das questões e conferir o gabarito, se o participante desejar.

Publicidade
Sair da versão mobile