Enem 2020 terá menos participante por sala por causa da Covid-19

Enem

Enem (foto http://inep.gov.br/)

O Enem 2020 terá menor número de participantes por sala, nos dias de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que em anos anteriores. A medida é uma das ações previstas para reduzir os riscos de contaminação pela COVID-19 durante os procedimentos relacionados ao exame.

Essa e outras estratégias foram apresentadas no Encontro para Capacitação de Logística e Segurança do Enem 2020, que foi realizado no dia 27 de outubro; e contou com a participação de representantes das instituições envolvidas na operação para aplicação das provas na região Sudeste.

Anúncio

Pela primeira vez na história, o encontro foi realizado por videoconferência. A opção pela reunião remota também faz parte do planejamento estratégico para garantir a aplicação do Enem e, ao mesmo tempo, obedecer às medidas preventivas de combate ao novo coronavírus.

Organização dos locais de Prova

O Enem 2020 terá aproximadamente 700 mil inscritos a mais, comparado à edição de 2019. A edição de 2020 contará com 1.729 municípios de prova.

De acordo com o INEP, com a redução do número de participantes por sala, a quantidade de locais de prova será aumentada para comportar todos os inscritos. Nesse sentido, outras medidas também serão tomadas para evitar intercorrências, entre elas, a definição de critérios técnicos de biossegurança baseados nas recomendações dos órgãos de saúde. Além disso, o Inep solicitará às equipes de segurança e às prefeituras que auxiliem nos procedimentos de acesso aos locais de prova, para evitar aglomerações. Entre as proposições, a autarquia também solicitou que estados e municípios evitem a concessão de outros eventos de grande porte no período de realização do exame, além de providenciar a infraestrutura necessária para garantir a presença dos participantes.

Publicidade

Cronograma Enem 2020

As provas da edição 2020 do Enem estão marcadas para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital); e contará com 5,6 milhões de inscritos.

Procedimentos de organização do Enem

Entre os procedimentos realizados, até então, estão:

Anúncio

Capacitações

Antes da realização do exame, serão executadas ainda as capacitações das equipes de colaboradores e de certificadores, assim como o manuseio, o armazenamento e a distribuição das provas e materiais administrativos. Após a aplicação das provas, em termos de logística e segurança, ocorrerão as etapas de operação reversa, processamento e encerramento.

Enem

O exame é realizado anualmente pelo Inep desde 1998, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar ao final da educação básica.

Publicidade

Estrutura

A estrutura do exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.

Sair da versão mobile