Enem 2018: Cronograma

Dicas Redação Enem

Dicas Redação Enem

Enem 2018: Cronograma referente à edição do Exame Nacional do Ensino Médio, que abre as portas das universidades brasileiras e portuguesas.

Enem 2018: Cronograma

De acordo com o MEC, as provas continuarão sendo aplicadas em dois domingos consecutivos; e para 2018 elas acontecerão nos dias 4 e 11 de novembro. As inscrições poderão ser feitas entre os dias 7 e 18 de maio, no site do MEC.

Anúncio

Cronograma Enem 2018

-Solicitação de isenção da taxa de inscrição 2 a 11/04/2018

-Justificativa de ausência no Enem 2017 2 a 11/04/2018

-Inscrições 7 a 18/05/2018

Publicidade

-Pagamento da taxa de inscrição 7 a 23/05/2018 .

-Solicitação de Atendimento pelo Nome Social 28/05 a 3/06/2018 .

Anúncio

-Aplicação 4/11/2018 e 11/11/2018

Veja o Edital do Enem 2018

Publicidade

Para que servem as notas do Enem?

As notas do Enem são utilizadas para várias finalidades. Veja abaixo suas diversas aplicações:

1-Bolsa de Estudos ProUni – Programa Universidade para Todos

As notas do Enem servem para entrar no Programa Universidade para Todos (ProUni), uma iniciativa do Governo Federal que concede bolsas de estudos parciais e integrais em faculdades particulares para quem ainda não tem um diploma de nível superior.

Anúncio

O ProUni acontece duas vezes ao ano, no início do primeiro e segundo semestres. Para se inscrever, é obrigatório ter feito o Enem no ano anterior e ter um bom desempenho no Exame: pelo menos 450 pontos nas provas objetivas e nota maior do que zero na redação.

Quanto maior a nota do Enem, maiores são as chances de conseguir uma bolsa em faculdade particular pelo ProUni. O processo seletivo classifica os candidatos exclusivamente pela nota do Enem, preenchendo as vagas com aqueles candidatos que obtiveram as maiores notas no Exame e concorrem a uma vaga no mesmo curso e faculdade.

Anúncio

O ProUni tem ainda requisitos de renda e escolaridade, entre outros. O processo é gratuito e as inscrições são feitas pela Internet, usando o mesmo número de inscrição e senha do Enem.

2- Vaga em universidade pelo Sisu, Sistema de Seleção Unificada

As notas do Enem servem para participar do Sistema de Seleção Unificada, um programa do Governo Federal que classifica candidatos a uma vaga em universidades públicas utilizando somente a nota do Enem, sem a necessidade de fazer o Vestibular Tradicional.

O Sisu acontece duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre. Não tem limite de renda para participar, mas o candidato precisa ter feito o Enem no ano imediatamente anterior e não pode ter zerado na redação. As universidades participantes podem determinar notas mínimas para ingresso em seus cursos de graduação.

As inscrições para o Sisu são gratuitas e são realizadas na página do MEC.

3-Financiamento Estudantil – FIES

O FIES é um financiamento do Governo Federal que auxilia no custeio de um curso de graduação na faculdade de iniciativa privada. O Fies passou por várias reformulações para 2018.

Para se inscrever no FIES é obrigatório também cumprir o requisito de renda familiar, além de participar do Enem e obter  nota igual ou superior a 450 pontos e nota maior que zero na redação.

Outras aplicações das notas do Enem

4- Complemento do Vestibular

Algumas universidades, principalmente públicas, utilizam as notas do Enem para complementar a nota do Vestibular.

As regras e critérios de seleção variam bastante entre as instituições. De maneira geral, se o candidato for bem no Enem pode usar essa nota junto com o Vestibular Tradicional para melhorar sua pontuação e; assim, aumentar suas chances de conseguir uma vaga no curso dos seus sonhos.

5- Substituição ao Vestibular

Em alguns vestibulares, a nota do Enem pode substituir completamente as provas do Vestibular. Basta apresentar seu desempenho e, caso ele esteja dentro dos critérios exigidos pela universidade, é só efetivar a matrícula.

Tal substituição acontece frequentemente em faculdades privadas e as notas mínimas variam de acordo com a instituição.

Sair da versão mobile