Falha de segurança pode adiar prova do Encceja 2019, diz Inep

Gabarito do Encceja 2019 será divulgado até dia 06 de setembro

Uma quebra no protocolo de segurança do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) foi detectada nas instalações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e colocou em risco a realização do Encceja 2019.

O Encceja dá certificação de ensino fundamental e médio. Marcado para ser aplicado no dia 25 de agosto, o Encceja 2019 já tem 730 mil inscritos e continua com inscrições abertas até o dia 31 de maio, mas corre o risco de ser adiado devido à falha, informou o presidente do Inep , Alexandre Lopes.

Anúncio

De acordo com o presidente do Inep, em princípio, não houve vazamento da prova em si.

Falha de segurança

A quebra do protocolo de segurança aconteceu na noite de segunda-feira, 20 de maio, na entrega das provas para a gráfica que imprimirá o exame, em São Paulo.

A servidora que viajou de Brasília com a mídia digital contendo a prova, para abri-la quando estivesse dentro da sala-cofre da gráfica, esqueceu-se da senha, que havia memorizado.

Publicidade

Ela ligou, então, para seus chefes no Inep . Um deles entrou na sala de segurança para pegar a senha novamente e repassá-la por telefone. O procedimento correto, segundo o instituto, seria gravar a prova em outra mídia e criar uma nova senha, reenviando ambas à gráfica.

— Não houve vazamento da prova, mas houve uma quebra do protocolo de segurança. Quando acontece, temos que tomar as medidas necessárias — afirmou Lopes.

Anúncio

Em nota oficial, o Inep comunicou a exoneração de dois funcionários e informou que as inscrições do Encceja 2019 seguem abertas até 31 de maio.

Encceja pode ser adiado

Diante do que ocorreu, a equipe que cuida da segurança dos exames do Inep registrou uma ocorrência diante da série de atos inadequados feitos pelo servidor, abrindo uma nova crise na autarquia.

Publicidade

A previsão é de que nesta terça-feira a equipe técnica faça uma avaliação se há necessidade de a prova do Encceja 2019 ser adiada.

O DVD que continha a prova já estava no ambiente seguro da gráfica Valid, em São Paulo —a mesma que fará o Exame Nacional do Ensino Médio ( Enem ).

Anúncio

Apesar da indefinição, o cronograma de inscrições, abertas nesta segunda-feira, segue normal, segundo Lopes. Já foram 730 mil inscritos, segundo balanço do Ministério da Educação. O prazo termina em 31 de maio.

Lopes disse que o episódio não coloca o Enem em risco, ressaltando que o exame tem um esquema ainda mais rígido de segurança. O envio da mídia e da senha — feita por pessoas diferentes tanto no Encceja quanto no Enem — é escoltado por policiais federais que inclusive gravam a abertura do DVD no ambiente da gráfica.

Anúncio

Leia a íntegra da nota do Inep

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Alexandre Lopes, relatou uma quebra de alto risco no protocolo de segurança do Exame Nacional de Certificação e Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Dois servidores serão exonerados do cargo em comissão que ocupam na autarquia, por envolvimento no caso.

As inscrições estão mantidas e vão até o dia 31 de maio. “Queremos tranquilizar as pessoas que estão se inscrevendo”, explicou o presidente. Mais de 700 mil pessoas já se inscreveram.

De acordo com o presidente, o problema foi registrado pela equipe de segurança do Inep. Os procedimentos internos foram seguidos à risca para garantir a credibilidade das provas do Encceja.

Sair da versão mobile