Encceja 2019 teve alteração na data das provas

Encceja 2019 teve alteração na data da prova, que será aplicada no dia 25 de agosto de 2019, conforme divulgado pelo Inep.

Inscrições

As inscrições serão realizadas de 20 a 31 de maio de 2019. Veja como justificar a ausência no Encceja 2018.

Anúncio

Provas

As provas são destinadas aos estudantes dos ensinos fundamental e médio que desejam concluir os estudos com seus desempenhos no exame.

As datas das provas do Encceja Nacional 2019 serão realizadas no dia 25 de agosto de 2019. Os candidatos poderão se preparar utilizando os materiais de estudos organizados pelo MEC.

O período da manhã conta com as questões objetivas (disciplinas e áreas divididas conforme o grau de ensino – fundamental e médio), enquanto o turno da tarde traz a redação para todos os participantes.

Publicidade

Encceja Nacional 2019

Inscrições: 20 a 31 de maio
Provas: 25 de agosto

O Inep ainda não divulgou a previsão de resultado para ensinos fundamental e médio; assim como não divulgou o cronograma para Privados de Liberdade e Brasileiros no Exterior.

Anúncio

Declaração de Proficiência

Os candidatos que não conseguirem a pontuação mínima em todas as provas, poderão pedir a declaração de proficiência para que as matérias com nota suficiente possam ser aproveitadas no próximo Encceja.

Quem poderá pedir a Certificação?

Será certificado apenas o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja; e que atingir, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias no ensino médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

Publicidade

Cronograma Encceja 2019

-Justificativa de Ausência: de 15 a 24 de abril

-Inscrições 20 a 31 de maio

Anúncio

-Provas 25 de agosto

O que é o Encceja?

O Encceja é um exame de certificação de responsabilidade do Inep, destinado aos candidatos com 15 anos ou mais; que poderão solicitar a conclusão do ensino fundamental pelo Encceja; enquanto o certificado do ensino médio é para quem tem idade mínima de 18 anos e não concluiu os estudos regularmente.

Anúncio

O certificado do Encceja é validado pelo Ministério da Educação e torna o estudante apto para seguir com seus estudos; caso deseje, diminuindo os prejuízos da evasão escolar; além de possibilitar o acesso ao ensino superior para quem obtém a certificação para o ensino médio pelo Sisu.

O Encceja Nacional é aplicado em todo o Brasil, mas brasileiros residentes em vários países pelo mundo podem participar do Encceja Exterior.

Há, ainda, a modalidade para quem cumpre medida socioeducativa em reclusão ou pena privativa em presídios; o Encceja Privados de Liberdade (PPL); com a oportunidade para que os reeducandos possam concluir seus estudos; enquanto cumprem suas penas e até mesmo tentar uma vaga em universidades e faculdades, auxiliando em sua ressocialização.

Sair da versão mobile