Bolsa Família 2021 vai sair neste semestre?

O grande projeto do Governo Federal para o segundo semestre do ano é, com toda a certeza, o lançamento do novo Programa Bolsa Família. Com as reformulações que vem sendo propostas, o principal objetivo do Governo é o de entregar um Bolsa Família totalmente diferente daquele que os brasileiros conhecem até então.

Nesse sentido, são várias as mudanças que o Governo Federal tem a intenção de fazer dentro do Programa Bolsa Família. A pretensão é, de fato, conferir um novo formato para o programa de distribuição de renda mais famoso do país. Porém, diante das circunstâncias, será mesmo que o novo Bolsa Família vai conseguir ser lançado da forma como o Governo tanto pretende?

Anúncio

Obviamente, a resposta que o próprio Governo daria para a pergunta que foi feita anteriormente é positiva. Afinal, o projeto do novo Bolsa Família é uma ambição do presidente Jair Bolsonaro (atualmente sem partido político) desde o início do seu mandato. E, em outras palavras, isso significa que dificilmente o atual chefe do Poder Executivo vai abrir mão dele assim tão fácil.

Por outro lado, já se passaram mais de dois anos e meio e, até o presente momento, o Governo ainda não conseguiu apresentar um novo formato para o Programa Bolsa Família de modo oficial. Pelo contrário, tudo o que é conhecido sobre este novo projeto até aqui circularam como rumores advindos dos bastidores do Palácio do Planalto.

Publicidade

Mas então, até que ponto estas informações que vem circulando na mídia sobre o projeto do novo Bolsa Família 2021 contribuem para com o Governo? Ou será que, na verdade, estas informações mais atrapalham do que ajudam?

Novo Bolsa Família 2021 – Rumores atrapalham andamento do projeto

Como já pode ser explicitado anteriormente neste artigo, o novo Bolsa Família é um projeto que vem sendo discutido no Planalto desde o início do mandato do presidente Jair Bolsonaro. E, de fato, de lá até aqui, foram muitas as informações que já foram espalhadas sobre este assunto em específico. Mas tudo de forma especulativa, e poucas informações, de fato, sendo confirmadas pelo presidente, tampouco sendo divulgadas pelos meios oficias de comunicação do Governo Federal.

Anúncio

Com isso, o que temos é uma situação em que o novo Bolsa Família é quase como uma miragem. Nada se concretizou até então, e quanto mais o tempo passa, a impressão é que um número maior de dificuldades aparece pelo caminho.

Em primeiro lugar, as informações que circulam de modo informal do Planalto para os veículos de comunicação já causaram um verdadeiro desconforto entre o Governo e a população brasileira. Acontece que mudar o Bolsa Família não é um tema exatamente unânime. Nesse sentido, há quem verdadeiramente discorde de que mudanças precisam ser feitas no programa, incluindo beneficiários e parlamentares.

Publicidade

Por outro lado, uma série de informações sobre como o Governo vai custear o novo programa já circulou pela imprensa. Inclusive, muitas destas informações já desagradaram quem esperava ansiosamente pelas novidades do programa. Isso aconteceu por que em algumas ocasiões, a equipe econômica do Governo deu a entender que seria necessário cortar alguns benefícios sociais – como os benefícios previdenciários do INSS, por exemplo – para conseguir dinheiro para pagar o novo Bolsa Família.

Obviamente, a ideia de excluir alguns benefícios sociais para criar outro não é uma proposta tão popular. E tal proposta teria irritado inclusive o presidente Jair Bolsonaro, que ordenou que não mais falassem em um novo programa social a ser batizado com o nome de Renda Brasil tão cedo em seu Governo.

Anúncio

Novo Bolsa Família – Enquanto projeto não é lançado, os boatos continuam

Apesar das informações não oficiais causarem um desconforto no Planalto e algum estresse com uma parte do eleitorado, os rumores sobre como vai ser o novo Bolsa Família 2021 continuam circulando com a mesma força de anteriormente. Inclusive, agora mais do que nunca. Afinal, o segundo semestre do ano é o prazo final que o Governo Federal tem para enfim lançar o novo programa social. Pois o projeto não pode ser lançado em 2022, por se tratar de um ano eleitoral.

Anúncio

Portanto, a questão do tempo é fundamental para saber se o Governo vai conseguir dar conta de cumprir todo o rito processual que é necessário para lançar o novo Bolsa Família até o final do ano. Restam pouco menos de seis meses para que tomemos conhecimento desta resposta.

Sair da versão mobile