PIS/PASEP: Veja os documentos necessários para saque do abono salarial em 2023

PIS/PASEP 2024

PIS PASEP (Imagem:Divulgação)

A caixa começa hoje (15), a liberação do abono salarial do PIS/Pasep, cujo benefício contemplará mais de 21 milhões de trabalhadores.

Abono Salarial: Nascidos em janeiro e fevereiro

Os trabalhadores nascidos em janeiro e fevereiro serão os primeiros que poderão movimentar ou fazer o saque dos valores, a partir de hoje, 15. De acordo com a Caixa, o prazo final para sacar o dinheiro será 28 de dezembro de 2023.

Anúncio

Quem tem direito?

De acordo com as regras, têm direito ao abono salarial os trabalhadores que estão cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos e que receberam, de empregadores que contribuem para os programas, até dois salários-mínimos mensais, em média, no período trabalhado. É preciso ainda que os dados relativos a 2021 tenham sido informados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) ou no e-Social.

Terão direito ao benefício 22,9 milhões de trabalhadores, sendo que 20,4 milhões da iniciativa privada poderão receber pelo Programa de Integração Social (PIS), pago pela Caixa Econômica Federal. Os 2,5 milhões com direito pelo Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) recebem pelo Banco do Brasil.

Os valores variam de R$ 108,50 a R$ 1.302, e dependem da quantidade de meses trabalhados em 2021.

Publicidade

Documentos para realização do saque

PIS – pago na Caixa Econômica

PASEP – pago no Banco do Brasil

Sair da versão mobile