Jogo da Baleia Azul: Informações e prevenção

Jogo da Baleia Azul: Informações e prevenção

Jogo da Baleia Azul: Informações e prevenção

Jogo da Baleia Azul: Informações e prevenção, pois ele é um jogo que propõe 50 desafios aos adolescentes; e sugere o suicídio como última etapa, que preocupa pais, alunos e professores em todo o Brasil.

Há investigações policiais em pelo menos três estados brasileiros; sendo que em uma delas, em Mato Grosso, há uma morte envolvida.

Anúncio

No Rio de Janeiro, uma tentativa de suicídio supostamente teria relação com o jogo. Na Paraíba, a polícia já apura a participação de alunos de uma escola em João Pessoa de um grupo no WhatsApp disseminando as regras do desafio.

Jogo da Baleia Azul: Informações e prevenção

O Jogo da Baleia Azul na verdade é uma sequência de troca de mensagens em redes sociais e tarefas a serem cumpridas. Nas conversas, um grupo de organizadores, chamados “curadores”; propõe 50 desafios macabros aos adolescentes, como fazer fotos assistindo a filmes de terror, auto-mutilar-se desenhando baleias com instrumentos afiados em partes do corpo e ficar doente.

De acordo com o presidente da Safernet, Thiago Tavares, o jogo foi um “fake news” (notícia falsa) divulgada por um veículo de comunicação estatal da Rússia que se espalhou a partir de 2015. “Era um ‘fake news’, mas existe um efeito que; sendo verdadeira ou não, a notícia gera um contágio, principalmente entre os jovens. O jogo não existia, mas com a grande repercussão da notícia, pode ter passado a existir.”

Publicidade

Psicólogos e Especialistas em Educação enumeram algumas ações que poderão ajudar pais e professores a observarem os adolescentes, que são os principais envolvidos:

1. Atenção à mudança de comportamento

Uma mudança brusca de comportamento pode ser sinal de que a criança ou o adolescente esteja sofrendo com algo que não saiba lidar;

Anúncio

O Isolamento, mudança no apetite, o fato de o adolescente passar muito tempo fechado no quarto; ou usar roupas para se esquivar de mostrar o corpo; são pistas de que sofre algo que não consegue falar ou externar.

2. Compartilhar projetos de vida

Para entender se a criança ou adolescente está com problemas é fundamental que os pais se interessem por sua rotina diária. A conversa entre pais e filhos é fundamental para o desenvolvimento da criança e do jovem;

Publicidade

 3. Adolescentes precisam de aliados

O adolescente precisa buscar as pessoas em que confia para compartilhar seus anseios, seja no ambiente escolar ou familiar. Conversas e alertas sobre a importância da internet; o quanto ela é benéfica e o quanto ela poderá ser perigosa também é de extrema valia para aconselhar os adolescentes.

4. Escolas podem criar iniciativas pela vida

Assim como a família, as escolas podem ajudar a identificar situações de risco entre os alunos.  A escola ajuda na construções de laços e exerce papel fundamental de perceber como os alunos se desenvolvem.

Anúncio

Alguns colégios, já cientes da viralização do jogo, começaram a pensar em alternativas para aumentar a conscientização sobre a importância de cuidar da vida.

Importante que a Direção e professores orientem os alunos em relação ao perigo dos jogos on line, em especial o Baleia Azul.

Anúncio

A internet e as redes sociais são grandes aliados do processo ensino-aprendizagem; pois eles facilitarão a vida do aluno, mas sempre será importante lembrar dos perigos que assombram a internet quando é mal usada.

O importante é que a família e a Escola mostrem aos adolescentes o lado bom da vida. Conflitos existem em qualquer momento de nossa vida, mas temos que enfrentá-los e contar com as pessoas que podem nos ajudar a passar por eles.

5.Conflitos de adolescentes

A psicanalista Ana Suy escreveu em relação ao jogo Baleia Azul, “que toda pessoa viva já pensou na morte. Pensar na morte faz parte da vida. O que diferencia alguém vivo de alguém morto é que o vivo ainda não morreu. Vida e morte são coisas claramente separadas, apenas nas palavras. Viver é morrer um pouco a cada dia. Morrer é parar de morrer”.

Segundo Ana Suy os conflitos são normais na adolescência, pois é o momento em que a criança deixa de ser criança e começa a conquistar seu espaço. Esta transição é complicada para o adolescente e até certo ponto é normal, mas caberá a família acompanhar e avaliar o comportamento do adolescente e quando intervir.

6.Conversas e troca de experiências

Em seu texto, ela alerta ainda que é de extrema importância que os pais conversem com seus filhos adolescentes. Não sobre o jogo da baleia azul, ou sobre o GTA; (que é aquele video-game super agressivo que deixa muita gente de cabelo em pé) ou sobre o 13 reasons why; mas sobre as coisas da vida. Sobre a vida do vizinho, sobre a matéria do jornal, sobre o filme que passou na tevê, sobre propagandas, trivialidades, sobre qualquer coisa.

O ideal é família se unir para fazer pelo menos uma refeição em conjunto e trocar ideias; pois será uma forma de aproximação, quebra de tabus e momento de relaxamento entre os entes queridos. O importante é que cada um faça sua parte e se aproxime para evitar que a realidade virtual vença a realidade cotidiana.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis nas diversas Instituições Brasileiras.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Sair da versão mobile