Cracolândia região das drogas, descaso e violência

Cracolândia

Cracolândia

Cracolândia, cujo nome é derivado de crack+lândia, conhecida como a terra do crack; é uma denominação popular para uma região situada no centro da cidade de São Paulo; nas imediações das Avenidas Duque de Caxias, Ipiranga, Rio Branco, Cásper Líbero, Rua Mauá, Estação Júlio Prestes e da Praça Princesa Isabel.

Ela teve início da década de 1930 e já foi apelidada de Boca do Lixo, por causa dos altos índices de prostituição. Em meado de 1980 chegaram as drogas, e posteriormente a pior delas que é o crack; que castiga os dependentes e deu origem ao nome da região.

Anúncio

A região foi criada pelos trilhos que levavam o café para outros estados e países; pela prostituição altamente desenvolvida e posteriormente pelas drogas que levam as pessoas à vulnerabilidade social e à morte. Outros fatores que contribuíram para o desenvolvimento da região foi o descaso dos políticos com a educação e com a saúde, que são temas que ficam de lado pelos governantes, infelizmente.

Cracolândia

Ao longo dos anos tem se tentado resolver ou amenizar a situação com ações paliativas por meio de várias iniciativas e projetos.

Desde 2005, a prefeitura de São Paulo, representada por vários governantes, têm tentado desenvolver ações e programas para acabar com a Cracolândia. Diversos programas sociais foram criados para tentar um solução para a referida região. Abaixo alguns programas:

Publicidade

Cracolândia Programas Sociais

1-O programa social denominado Recomeço criado pelo Governo do Estado de São Paulo; em 2013, durou aproximadamente um ano, com um custo anual de cerca de 80 milhões de reais, correspondendo a um investimento por usuário atendido da ordem de R$1350,00 mensal.

2- O programa social Braços Abertos criado pela Prefeitura de São Paulo sob a gestão Haddad, em 2014; durou até 2017 e com um custo anual de cerca de 12 milhões de reais; correspondendo a um investimento por usuário atendido da ordem de R$1350,00. O programa foi baseado na estratégia de redução de danos e reintegração do dependente à sociedade tirando-o da situação de morador de rua; e oferecendo a possibilidade dele exercer atividade remunerada. Ao longo de sua vigência, os participantes do programa tinham garantidos a moradia paga nos hotéis baratos da região central e trabalho na varrição de ruas, ganhando quinze reais diários.

Anúncio

3-O Programa Redenção, criado em 2017,  na gestão Dória, teve início com a reurbanização do centro da capital paulista; pela intervenção policial de grande envergadura; a qual deslocou os dependentes da área antes ocupada e resultou na prisão de trinta e oito pessoas. A implementação da ação se deu na manhã do dia vinte e um de maio de 2017; ao mesmo tempo que acontecia, também no centro; o evento Virada Cultural e acabou por prejudicar acontecimentos previstos na sua programação.

O programa previa inicialmente a internação compulsória dos dependentes químicos; o que resultou numa disputa jurídica entre este e a Prefeitura de São Paulo, no qual a última saiu derrotada.

Publicidade

A ação da Prefeitura tem sido duramente criticada por especialistas na área; que são contrários à internação dos dependentes químicos.

Apesar das críticas e do mal estar gerado; a iniciativa visa a recuperação da área e das pessoas que tiverem interesse na recuperação; mas a Cracolândia é problema antigo e arraigado; que necessitará de mais planejamento para uma execução mais eficiente e investimento em várias áreas seja na educação, na saúde e na área social.

Anúncio

Para saber mais a respeito da cracolândia e sua origem clique neste link.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis em diversas Instituições Brasileiras.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Sair da versão mobile