UFPA abre inscrição do Processo Seletivo 2021

PS UFPA 2021.2 (foto https://portal.ufpa.br/)

A Universidade Federal do Pará (UFPA) abre inscrição para o Processo Seletivo (PS 2021), com oferecimento de 7.355 vagas, em 196 cursos sediados em 19 municípios paraenses; incluindo 196 vagas adicionais reservadas a pessoas com deficiência (PcD).

Inscrição

As inscrições são online e podem ser realizadas a partir das 14h de hoje, dia 11 de janeiro até as 17h do dia 5 de fevereiro, por meio do site da Universidade. O valor da taxa de inscrição no PS da UFPA é R$ 50 reais, e o pagamento da taxa deve ser feito até o dia 19 de fevereiro, mas quem deseja a isenção da taxa de inscrição deve solicitar o benefício no ato da sua inscrição.

Anúncio

Isenção de taxa

Podem solicitar a isenção estudantes, que comprovem ter cursado todo o Ensino Médio ou equivalente na rede pública, ou aqueles que cursaram todo o Ensino Médio na rede privada com bolsa integral de estudos. A isenção no pagamento da taxa de inscrição não se confunde com o direito de concorrer a vagas de cotas específicas.

Resultado da isenção da taxa

A UFPA analisará os pedidos de isenção e o resultado deverá ser divulgado a partir do dia 8 de fevereiro na página de acompanhamento de inscrição de cada candidato(a).

Forma de seleção

Para o PS2021, o preenchimento das vagas utilizará como base os resultados obtidos pelos(as) candidatos(as) nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de 2020, que ocorrerão, presencialmente, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e, no formato digital, nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Os(As) estudantes que cursaram todo o Ensino Médio em escolas localizadas em um dos estados da Região Norte recebem bônus de 10% sobre o valor da nota obtida no Enem.

Publicidade

Cotas

Não há alterações em relação ao Sistema de Cotas, observando o disposto nas Leis n. 12.711/2012 e n. 13.409/2016.

Metade das vagas da instituição segue reservada para os(as) egressos(as) da rede pública de ensino. Desse percentual, 50% das vagas são destinadas a quem é oriundo de família com renda per capita de até 1,5 salário mínimo, e, dessas vagas, no mínimo 78% serão direcionadas para quem se autodeclara preto, pardo ou indígena. Ainda pelo sistema de cotas da UFPA, pelo menos 7,76% das vagas serão reservadas a quem se declara pessoa com deficiência. Além disso, PcDs poderão se candidatar a uma vaga extra criada pela Universidade em todos os cursos ofertados.

Anúncio

Alteração

Embora várias regras sejam as mesmas, há diferenças no concurso deste ano em relação ao PS 2020. A primeira novidade está ligada à pandemia de Covid-19. Devido às restrições previstas para minimizar o risco de contágio pelo novo coronavírus, os(as) candidatos(as) inscritos(as) para os cursos de Dança e Música não farão Exame de Habilidades. O Enem será, portanto, a única prova para todos(as) os(as) candidatos(as) ao PS 2021.

Heteroidentificação

Outra novidade está prevista para o “pós-Listão”, pois a partir de 2021, quem desejar concorrer a vagas pelo sistema de cotas reservadas a pessoas que se inscrevem e se autodeclaram pretos(as) ou pardos(as), deverão se apresentar a uma Comissão de Heteroidentificação, que irá analisar se o fenótipo de cada candidato(a) confirma a autodeclaração.

Publicidade

Demais informações podem ser conferidas no Edital do Processo Seletivo UFPA 2021.

Sair da versão mobile