UFPA abriu inscrição do Processo Seletivo Especial 2022.2 (Educação do Campo)

UFPA Processo Seletivo Especial 2022.2 (Educação do Campo) (foto https://portal.ufpa.br/)

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou edital do Processo Seletivo Especial 2022-4, para acesso aos cursos de Licenciatura em Educação no Campo, com ênfases em Ciências Naturais, em Ciências da Natureza, em Linguagens e Códigos e em Ciências Agrárias e Ciências da Natureza.

De acordo com a Universidade, os cursos são ofertados pelos Campi de Abaetetuba, Altamira e Cametá, em cinco municípios: Igarapé-Miri, Porto de Moz, Vitória do Xingu, Limoeiro do Ajuru e Mocajuba.

Anúncio

Vagas oferecidas

Em cada localidade, são 40 vagas de ampla concorrência e uma vaga adicional para pessoas com deficiência. A previsão do ingresso é para o 3º período letivo de 2022 (início em julho) ou para o 1º período letivo de 2023 (início em janeiro).

Conforme edital, os cursos de Licenciatura em Educação do Campo são realizados de modo presencial, em regime intensivo e em turno integral. Os(As) candidatos(as) serão selecionados(as) por localidade de oferta, conforme o seu desempenho no PSE 2022-4, e de acordo com a disponibilidade de vagas ofertadas para cada curso.

Quem pode participar?

Podem participar da seleção candidatos(as) pertencentes a populações rurais (agricultores familiares, extrativistas, pescadores artesanais, ribeirinhos, assentados e acampados da Reforma Agrária, quilombolas, caiçaras, indígenas e outros) que habitem no campo, não possuam formação de nível superior iniciada ou concluída e, preferencialmente, já atuem como educadores(as) do campo.

Publicidade

Inscrições

A inscrição será realizada, a partir das 14h desta segunda-feira, 2 de maio, e seguirá até as 23h59 do dia 15 de maio de 2022, por meio do site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Documentos

O(A) candidato deverá enviar, via link disponibilizado na área de inscrição, os arquivos legíveis de três documentos:

Anúncio
  1. Boleto bancário;
  2. Declaração de Pertencimento à população rural (conforme orientações no edital);
  3. Histórico Escolar e Certificado ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio, ou Declaração da Escola/Sistema de Ensino, comprovando que o(a) candidato(a) está cursando o terceiro ano do ensino médio.

Tais documentos, caso as condições epidemiológicas permitam, também podem ser entregues em um dos seguintes locais: Faculdade de Etnodiversidade, no Campus Universitário de Altamira; Faculdade de Educação do Campo, no Campus Universitário de Cametá; ou Faculdade de Formação e Desenvolvimento do Campo, no Campus Universitário de Abaetetuba.

Homologação da inscrição

Conforme cronograma, a partir do dia 18 de maio, será publicada, na página do PSE 2022-4, a homologação das inscrições, considerando a apresentação completa dos documentos.

Publicidade

Seleção de candidatos

O processo de seleção consistirá em duas fases:

  1. Prova Objetiva e Prova de Redação em Língua Portuguesa
  2. Entrevista Pessoal.

Provas

As provas serão realizadas no dia 29 de maio de 2022, das 14h30 às 18h30; e a entrevista será no período de 9 a 11 de junho, das 8h às 12h e das 14h às 17h, cuja convocação será divulgada a partir do dia 6 de junho, no endereço eletrônico portalfadesp.org.br. Tais etapas serão presenciais, na sede dos campi da UFPA nas cidades de Abaetetuba, Altamira, Cametá, e no polo da UFPA em Porto de Moz.

Anúncio

Inclusão

Os cursos de Licenciatura em Educação do Campo têm por objetivo atender à demanda por formação superior dos(as) educadores(as) das escolas do campo, com efetivo exercício nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio das redes de ensino.

Serviço:

Processo Seletivo Especial 2022-4 – Educação do Campo

Demais informações do Processo Seletivo Especial 2022.2 (Educação do Campo) podem ser conferidas por meio deste link.

Anúncio
Sair da versão mobile