Questão resolvida envolvendo violência contra a mulher e música de Elza Soares, da UEPG

(UEPG/2023) Em um de seus últimos trabalhos, A mulher do fim do mundo (2015), a cantora Elza Soares, expoente da música brasileira que faleceu em 2022, abordou de modo contundente a luta feminista e um dos grandes problemas da sociedade brasileira atual: a violência contra a mulher. Em “Maria da Vila Matilde”, uma das canções mais conhecidas do álbum, Elza apoia a denúncia das mulheres que sofrem com a violência produzida pelos próprios companheiros:

Cadê meu celular? Eu vou ligar pro 180
Vou entregar teu nome e explicar meu endereço
Aqui você não entra mais, eu digo que não te conheço
E jogo água fervendo se você se aventurar…
Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim
Cê vai se arrepender de levantar a mão pra mim

Anúncio

O combate à violência contra a mulher ganhou mais destaque nas últimas décadas. No entanto, a luta pela igualdade e pela ampliação de direitos está presente na sociedade brasileira há muito mais tempo. A respeito desse tema, assinale o que for correto.

01) Um avanço progressista no campo jurídico brasileiro, a Lei do Feminicídio reconhece a ocorrência de crimes motivados exclusivamente por questões de gênero.
02) A cientista Bertha Lutz foi uma das primeiras mulheres brasileiras com curso superior a defender a ampliação de direitos e de oportunidades para as mulheres em nossa sociedade.
04) Atualmente, a formação de coletivos, de organizações comunitárias e de frentes organizadas de luta são formas encontradas por mulheres de periferia para a defesa de seus direitos no Brasil.
08) Uma das primeiras conquistas políticas das mulheres na sociedade brasileira foi o direito ao voto e à participação política, ambas garantidos pela primeira constituição republicana, datada de 1891.
16) Manifestação internacional em defesa do direito das mulheres de se vestirem e se comportarem livremente, a Marcha das Vadias tem ganhado destaque entre as feministas brasileiras.

RESOLUÇÃO:
Apenas o item 08 está incorreto. O direito ao voto das mulheres veio com a Constituição de 1934.
Resp.: 01 + 02 + 04 + 16 = 23

Publicidade

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre movimentos feministas, da UFSC 2020

Anúncio
Sair da versão mobile