Questão resolvida sobre complexo petroquímico de Camaçari, da Humanitas

(Humanitas/2021-2) O Complexo Petroquímico de Camaçari e o Complexo do Cobre na Bahia, ambos implantados na década de 1970, além de produzirem uma renovação dos fluxos materiais e imateriais, transformaram a situação econômica das cidades baianas ao redor. Outras mudanças estimuladas por esse
contexto foram

A) a expansão de empreendimentos hoteleiros e a retração dos incentivos fiscais.
B) a expansão da rede de transportes e a exclusividade de empreendimentos nacionais.
C) a ampliação das bases agroexportadoras e o controle da favelização.
D) o crescimento populacional e a redução dos riscos socioambientais.
E) a modernização centralizada e a requalificação do espaço urbano.

Anúncio

RESOLUÇÃO: 

A alternativa E destaca a “modernização centralizada e a requalificação do espaço urbano” como mudanças estimuladas pela implantação desses complexos industriais na década de 1970. A modernização centralizada refere-se ao desenvolvimento e centralização de infraestruturas e serviços modernos em áreas específicas, impulsionando a industrialização e melhorando a qualidade de vida urbana. A requalificação do espaço urbano implica em melhorias na infraestrutura urbana e no planejamento da cidade, tornando-a mais adequada às novas necessidades econômicas e sociais geradas pelo crescimento industrial.
Analisando as demais alternativas:

A) menciona a expansão de empreendimentos hoteleiros e a retração dos incentivos fiscais, o que não é diretamente relevante para o impacto dos complexos industriais em questão.
B) fala sobre a expansão da rede de transportes e a exclusividade de empreendimentos nacionais, que embora plausível, não aborda completamente os aspectos de modernização e requalificação urbana.
C) discute a ampliação das bases agroexportadoras e o controle da favelização, que não estão diretamente relacionados aos efeitos típicos da instalação de complexos industriais como os mencionados.
D) menciona o crescimento populacional e a redução dos riscos socioambientais, porém a redução de riscos socioambientais não é uma consequência comum da expansão industrial; pelo contrário, muitas vezes há um aumento desses riscos.

Publicidade

Resp.: E

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre geopolítica envolvendo o petróleo, da USCS 2017

Sair da versão mobile