Questão resolvida envolvendo Império do Egito, da Acafe

(Acafe/2023 – Medicina) O Reino Kush formouse no interior do território da Núbia, por volta de 2000 a. C., e tem sua história estreitamente ligada à do Império do Egito. Apesar dessa proximidade, o Reino Kush preservou muitas de suas características.
No que diz respeito a essa civilização é CORRETO afirmar:


A)
O papel das mulheres na sociedade cuxita era bastante restrito, uma vez que não exerciam influência nos negócios e nas decisões políticas.

B) No ano de 730 a.C., os habitantes do Reino Kush, chamados de cuxitas, conquistaram o Egito, sendo que essa ocupação deu início a 25ª dinastia, que ficou conhecida como a dinastia dos faraós negros.

C) Assim, como ocorria no Egito, no Reino Kush o rei chegava ao poder pela sucessão paterna e se mantinha no cargo com apoio de grupo de sacerdotes.

D) O declínio do Reino Kush ocorreu pela dominação egípcia de seu território. Essa dominação ocorreu pelo interesse do Reino do Egito em manter sobre seu poder a rota comercial do Rio Nilo.

RESOLUÇÃO:
O antigo Reino de Kush (ou Cuxe) localizava-se onde hoje está o Egito e o Sudão, região denominada de Núbia àquela época.
De acordo com achados arqueológicos, o Reino de Kush (fundado por volta de 2000 a.C) mostram que havia relações comerciais entre o Egito e o Reino de Kush. Contudo, entre esses povos, as relações nem sempre eram amistosas e o Egito chegou a tomar o Reino de Kush entre 1580 e 1530 a.C.
Por volta de 1450 a.C, Kush volta a ser independente e , inclusive, conseguem tomar algumas cidades egípcias.
Com a invasão dos Assírios, o Egito fica enfraquecido e os cuxitas não encontram resistência para tomar o território.
A pedido de sacerdotes egípcios, os cuxitas dão apoio ao Egito (governados por Piiê) e expulsam os mesopotâmios. Os descendentes de Piiê formariam a 25ª Dinastia do Egito, conhecida como “Dinastia dos Faraós Negros”.
Resp.: B

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre Egito Antigo, da Fuvest 2015
Questão resolvida sobre Egito, da FGV 2021

Sair da versão mobile