Questão resolvida sobre lei da inércia, do Pism

(Pism – UFJF/2020)  A mecânica clássica, ou mecânica newtoniana, permite a descrição do movimento de corpos a partir de leis do movimento. A primeira Lei de Newton para o Movimento, ou Lei da Inércia, tem como consequência que:
A) Se um determinado objeto se encontrar em equilíbrio, então nenhuma força atua sobre ele.
B) Se um objeto estiver em movimento, ele está sob ação de uma força e, assim que essa força cessa, o movimento também cessa.
C) Se a soma das forças que agem num objeto for nula, ele estará com velocidade constante ou parado em relação a um referencial inercial.
D) Se um objeto se deslocar com velocidade constante, em nenhuma hipótese ele pode ser descrito como estando parado.
E) Se um objeto estiver com velocidade constante em relação a um referencial inercial, a soma das forças que atuam sobre ele não é nula.

RESOLUÇÃO:
De acordo com a lei da inércia, a aceleração de um móvel em relação a um referencial inercial é igual a zero. Isso acontece se a resultante  da soma das forças que atuam sobre o móvel for zero (cuidado com a pegadinha da letra A –> há forças atuando sobre o móvel!!).
Então, se a soma das forças é nula, pela segunda lei de Newton, a aceleração também é nula (isso significa que o móvel apresentará velocidade constante ou estará em repouso –> nesses casos, a aceleração é nula).
Resp.: C

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre foguetes, do Enem 2019

Sair da versão mobile