Questão resolvida envolvendo ciclos de vida de plantas, do IF Sul de Minas

(IF Sul de Minas/2019) O esquema abaixo representa o ciclo de vida de seres do Reino Plantae que se reproduzem por alternância de gerações. Assinale a alternativa VERDADEIRA.

Anúncio

A) Se considerarmos uma briófita como a planta representada pelo esquema, é possível afirmar que seus gametas, os anterozoides, são produzidos por meiose.
B) Se considerarmos uma Araucaria angustifolia, conhecida popularmente como pinheiro-do-paraná, como a planta representada pelo esquema, é possível afirmar que a fase esporofítica é mais duradoura que a gametofítica.
C) Se considerarmos uma samambaia como a planta representada pelo esquema, é possível afirmar que o protonema é o nome de seu gametófito cordiforme que contém estruturas como o arquegônio e o anterídio.
D) Se considerarmos uma jaqueira como a planta representada pelo esquema, é possível afirmar que o gameta masculino é o grão de pólen.

RESOLUÇÃO:
A) Falsa. Em plantas, os gametas são produzidos por mitose, a partir dos gametófitos (que já são haploides).
B) Verdadeira. A fase esporofítica é a dominante em pteridófitas, gimnospermas e angiospermas.
C) Falsa. O protonema é o primeiro filamento que surge nas briófitas, a partir da germinação dos esporos, e que dará origem aos gametóftos. A estrutura com formato cordiforme que aparece no ciclo das samambaias é o protalo.
D) Falsa. O grão-de-pólen corresponde ao gametófito masculino. Os gametas masculinos são os núcleos espermáticos.
Resp.: B

Publicidade

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre polinização, da UFOP
Questão resolvida sobre polinização, da Faminas

Sair da versão mobile