Pism 2020 – UFJF divulga data das provas

A Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou nesta terça-feira, 26 de março, que as provas do Pism 2020 ocorrerão nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2019.

Acesse o caderno de provas PISM 2019

Anúncio

Concorrência Pism 2019

O Pism edição de 2019 recebeu mais de 30.000 inscrições. Veja os cursos mais procurados no vestibular seriado da UFJF.

Vagas oferecidas

Em 2018, foram oferecidas 2.323 vagas em 72 cursos nos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares. As vagas foram distribuídas pelos campi de Juiz de Fora e Governador Valadares; sendo 1.908 vagas em 62 cursos no campus sede, e 415 vagas em dez cursos no campus avançado

Edital Pism 2020

O edital do Programa deverá ser divulgado em junho, com o período das inscrições e programa das matérias que serão cobradas.

Publicidade

Pism UFJF

O Pism é uma das formas de ingresso na UFJF. A Instituição reserva 50% das vagas de seus cursos de graduação para serem preenchidas pelo Programa. O restante é preenchido pelas notas do Enem, através do SiSU.

Pelo Pism, o  aluno faz provas ao término de cada série do ensino médio. Dessa forma, o aluno faz provas sobre os conteúdos aprendidos naquela série.
O Pism I tem valor de 120 pontos com peso 2, totalizando 240 pontos. O Pism II também vale 120 pontos, com peso 3, totalizando 360 pontos.
Já o Pism III vale 140 pontos e tem peso 5, totalizando 700 pontos.
A soma total do Pism dá 1300 pontos.

Anúncio

As provas apresentam questões de múltipla escolha e questões discursivas. Na 3ª série, o candidato deverá escolher o curso que deseja fazer e, nesta etapa, faz provas discursivas somente da área.

Atendimento especial

Os candidatos que necessitarem de atendimento especial para o Pism 2020 poderão fazê-lo nos mesmos moldes da edição passada. Como um dos dias de prova ocorre no sábado, os candidatos sabatistas, que não desempenham atividades aos sábados antes do pôr do sol por convicção religiosa, farão os exames em horário especial.

Publicidade

Quem pode participar do módulo I do PISM?

Os candidatos que estiverem no(a):

-1° ano do Ensino Médio, ou;
-2° ano de Curso Técnico cuja duração seja de quatro anos;
-Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou outra modalidade supletiva.

Anúncio

Quem pode participar do módulo II do PISM?

A referida etapa é para quem estiver continuando o triênio do PISM, ou seja, tenha feito o PISM I no ano anterior ao da inscrição no PISM II e; estiver cursando o 2° ano do Ensino Médio, ou; o 3° ano de Curso Técnico cuja duração seja de quatro anos, ou; a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou outra modalidade supletiva.

Quem pode participar do módulo III do PISM?

O candidato que estiver continuando o triênio do PISM, ou seja, tenha feito o PISM II no ano anterior ao da inscrição no PISM III, e; estiver cursando o 3° ano do Ensino Médio, ou; o 4° ano de Curso Técnico cuja duração seja de quatro anos, ou; e de Educação de Jovens e Adultos (EJA) ou outra modalidade supletiva.

Anúncio

UFJF Sisu

A UFJF oferece vagas pelo Sisu, no qual são ofertadas aproximadamente 1.331,  distribuídas em 57 cursos participantes da seleção, da seguinte forma:
-653 vagas ofertadas no Sisu – ampla concorrência;
-0 vagas ofertadas no Sisu – ações afirmativas;
-678 vagas ofertadas no Sisu – Lei nº 12.711/2012.

O sisu 2020 utilizará as notas obtidas no Enem 2019, que já tem data e período de inscrições definidos.

 

Sair da versão mobile