UFPR abre isenção de taxa para o Vestibular 2020

UFPR 2023

Universidade Federal do Paraná - UFPR (Foto: Reprodução/UFPR)

A UFPR, Universidade Federal do Paraná, abre isenção de taxa para o Vestibular 2020, que terá o oferecimento de diversos cursos de graduação.

Isenção de taxa Vestibular UFPR 2020

No período de 12 a 21 de agosto, terão direito a isenção da taxa de inscrição os estudantes que comprovem não poder arcar com a taxa; por meio da inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) – decreto nº 6.593, de 02/10/08

Anúncio

No período de 12 a 28 de agosto será para os estudantes que comprovem ter renda familiar per capital igual ou inferior a um salário mínimo e meio; e que tenham cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada – Lei 12.799/2013.

Os candidatos deverão comprovar a renda para ter direito a vaga; cuja comprovação deverá ser feita novamente de acordo com as regras estabelecidas pela UFPR.

Resultado da Isenção de taxa

A relação dos estudantes que tiverem o pedido de isenção aceito será disponibilizado no site do NC no dia 26 de agosto; no caso dos estudantes que pedirem por meio do CadÚnico e 6 de setembro, para os outros casos.

Publicidade

Cotas

O processo garante a reserva de vagas para candidatos autodeclarados pretos; pardos e indígenas, que tenham cursado o Ensino Médio integralmente em escolas públicas; divididos em duas categorias:

A proporção de vagas para as reservas (categorias de que trata o item 2.3.1; alíneas “a” e “c” do edital) será igual a proporção de pessoas autoidentificadas como pretos; pardos; indígenas e/ou pessoas com deficiência na população do Paraná; segundo o último censo demográfico do IBGE e será determinada por curso, turno e semestre, constando no Guia do Candidato.

Anúncio

Além das vagas reservadas, é garantida uma vaga por curso para pessoas com deficiência na concorrência geral.

A reserva de vagas é regulada Art. 8º da Resolução n° 19/17-CEPE baseada nas Leis nº 12.711/12 e Lei nº 13.409/16 e os Decretos nº 7824/12 e nº 9.034/17). Os candidatos da modalidade “treineiro” não têm direito à isenção da taxa de inscrição.

Publicidade

Banca de Validação

Assim como no ano passado, a banca de validação do Termo de Autodeclaração, para aqueles que concorrem às vagas para pretos, pardos e indígenas, acontecerá entre a 1ª e a 2ª fases do processo seletivo; uma novidade incluída no processo de 2017; que permite que aqueles que não tenham sua declaração validada pela banca possam disputar as vagas em outro tipo de concorrência; que devem indicar no ato de inscrição, conforme informações do edital.

Inscrições

As inscrições serão realizadas de 12 de agosto e serão encerradas às 17h do dia 10 de setembro;  e deverão ser feitas exclusivamente por meio do site do NC (www.nc.ufpr.br).

Anúncio

Mais informações no Edital do Vestibular da UFPR 2020.

Sair da versão mobile