UFPR divulga inscrições referentes ao Vestibular 2020

UFPR 2023

Universidade Federal do Paraná - UFPR (Foto: Reprodução/UFPR)

A UFPR, Universidade Federal do Paraná, divulgou o período de inscrições referentes ao Vestibular 2020, que terá o oferecimento de diversas graduações, inclusive Medicina.

Conteúdos programáticos

A Universidade divulgou ainda o conteúdo programático das provas para ingresso no próximo ano letivo.

Anúncio

Inscrição

A inscrição será realizada no período de 12 de agosto a 10 de setembro de 2019, no site da UFPR; e maiores detalhes serão divulgados no edital do vestibular.

Vagas oferecidas

A distribuição de vagas e orientações referentes às matrículas constarão também em detalhes no Guia do Candidato, que é publicado juntamente com o edital.

Provas

Segundo o programa oficial de provas, na primeira fase, marcada inicialmente para a tarde de 27 de outubro de 2019, terá a composição de  90 questões objetivas.

Publicidade

São 12 questões de Língua Portuguesa; cinco de Filosofia; cinco de Sociologia; seis de Literatura; oito de Língua Estrangeira Moderna (Alemão, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano, Japonês ou Polonês); nove de Matemática; nove de Biologia; nove de Física; nove de Química; nove de Geografia; e nove de História.

Na segunda fase, o candidato faz de uma a três provas, de acordo com o curso escolhido. A prova de Compreensão e Produção de Texto, que todos os selecionados na primeira fase devem fazer, será em 24 de novembro e terá três questões discursivas.

Anúncio

Provas Específicas

Marcadas para 25 de novembro, as provas específicas são compostas de sete questões discursivas nas disciplinas de Matemática, Biologia, Física, Química, Geografia, História, Sociologia e Filosofia. São aplicadas, no máximo, duas provas específicas por curso.

A relação com os cursos que optam pela prova específica será divulgada mais para a frente no Guia do Candidato.

Publicidade

Alguns cursos exigem ainda um terceiro tipo de prova. É o caso dos cursos de Design Gráfico, Design de Produto e de Arquitetura e Urbanismo, que têm prova de habilidade específica, constituída por até três exercícios de desenho. Já o curso de Música faz provas específicas, com 16 questões teóricas e uma prática.

Sair da versão mobile