UFOPA abre inscrições para PSEI e PSEQ, ingresso 2019

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) divulgou os editais dos Processos Seletivos Especiais Indígena (PSEI) e Quilombola (PSEQ), ingresso 2019.

Acesse outros vestibulares abertos para 2018 e 2019

Anúncio

Veja como fazer a inscrição para o Sisu 2019

Acesse as universidades e vagas – Medicina Sisu 1º e 2º semestres

Os processos seletivos especiais visam atender ao ingresso diferenciado de candidatos indígenas e quilombolas; nos cursos de graduação ofertados; em todos os campi da Universidade.

Publicidade

Vagas oferecidas

No total, serão ofertadas 81 vagas para os candidatos indígenas e 77 vagas para candidatos quilombolas.

Inscrições

Gratuitas, as inscrições dos processos seletivos especiais serão realizadas no período de 17 de setembro a 7 de outubro de 2018; exclusivamente via internet, nos endereços eletrônicos http://www.ufopa.edu.br/psei2019, para o Processo Seletivo Especial Indígena (PSEI); e http://www.ufopa.edu.br/pseq2019, para o Processo Seletivo Especial Quilombola (PSEQ).

Anúncio

No momento da inscrição, o candidato deve cadastrar-se, preenchendo o formulário eletrônico de solicitação de inscrição, seguindo as instruções ali contidas. No ato da inscrição, o candidato deverá indicar sua opção de curso e o local de realização da prova.

Inscrições homologadas

A divulgação das inscrições homologadas nos dois processos seletivos será feita no dia 10 de outubro de 2018; no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br/proen.

Publicidade

PSEI 2019

O Processo Seletivo Especial Indígena ofertará 81 vagas para os cursos de graduação oferecidos pela Ufopa, sendo 61 vagas no Campus de Santarém (sede) e 20 vagas nos demais campi da Ufopa: Alenquer, 3 vagas; Itaituba, duas vagas; Juruti, cinco vagas; Monte Alegre, três vagas; Óbidos, três vagas; e Oriximiná, 4 vagas.

Homologação das inscrições

Para homologação da inscrição, o candidato indígena deverá apresentar, no período de 18 de setembro a 8 de outubro de 2018, os documentos exigidos no edital de seleção.

Anúncio

O PSEI é composto por duas etapas: prova de redação em Língua Portuguesa e entrevista dos candidatos, a serem realizadas nos campi da Ufopa e no município de Jacareacanga. Os estudantes indígenas ingressarão na Formação Básica Indígena (FBI) 2019; com turnos a serem definidos no ato da matrícula. Após a conclusão da FBI, o estudante passará a integrar o seu curso específico na turma de 2020.

Cartão de Confirmação da Inscrição

O Cartão de Confirmação de Inscrição deverá ser impresso pelo candidato e estará disponível no endereço eletrônico www.ufopa.edu.br/psei2019; a partir do dia 22 de outubro de 2018.

Anúncio

Prova

A prova de redação em Língua Portuguesa será realizada no dia 31 de outubro de 2018, das 8 às 12 horas, nos campi da Ufopa e na cidade de Jacareacanga. A divulgação da convocação para as entrevistas dos candidatos ocorrerá no dia 14 de novembro de 2018.

PSEQ 2019

O Processo Seletivo Especial Quilombola ofertará 77 vagas para os cursos de graduação oferecidos pela Ufopa, sendo 61 vagas no Campus de Santarém (sede) e 16 vagas nos demais Campi da Ufopa: Alenquer, duas vagas; Itaituba, duas vagas; Juruti, quatro vagas; Monte Alegre, duas vagas; Óbidos, duas vagas; e Oriximiná, quatro vagas.

Prova

A prova será realizada no dia 31 de outubro de 2018, das 8 às 12 horas, nos campi da Ufopa.

No dia da prova, além do Cartão de Confirmação de Inscrição, que deverá ser impresso pelo candidato, será obrigatória a apresentação do documento original de identidade, com foto do candidato.

No ato da inscrição, o candidato quilombola deverá assinalar, no formulário eletrônico, o item de Declaração de Autorreconhecimento; além de anexar os documentos exigidos no edital, no formato pdf ou jpeg: Declaração de Pertencimento, emitida e assinada por três autoridades quilombolas, devidamente identificadas; e Autodeclaração de não Conclusão de Curso Superior, não vínculo com o Parfor ou não vínculo com curso de graduação da Ufopa com ingresso pelo PSEQ; conforme modelos apresentados no edital.

Resultado Final

O resultado final do PSEI será divulgado no dia 12 de dezembro de 2018. Em relação ao PSEQ será divulgado no dia 3 de dezembro de 2018.

Mais informações nos referidos editais:

PSEI 2019

PSEQ 2019

Sair da versão mobile