Fuvest abrirá inscrições para Vestibular 2019 no dia 13 de agosto

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona estudantes para a Universidade de São Paulo (USP); abrirá inscrições referentes ao vestibular 2019 no dia 13 de agosto. Elas serão encerradas no dia 14 de setembro.

Veja outros vestibulares para 2019

Anúncio

Veja questões resolvidas de vários vestibulares

Inscrições

Os interessados deverão fazer a inscrição por meio da internet, no site www.fuvest.br; além de pagar a taxa de inscrição de R$ 170; mesmo valor cobrado no vestibular 2018.

Modalidades de Vagas FUVEST

Conforme anunciado anteriormente pela Fuvest, o processo seletivo adotará inscrições por modalidades de vagas.

Publicidade

No ato da inscrição, após escolher o curso, o candidato deverá optar por uma das três opções de ingresso: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa Escola Pública (EP) e Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI).

AC: vagas para todos os candidatos sem exigência de nenhum pré-requisito;
EP: vagas destinadas aos candidatos que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas;
PPI: vagas destinadas aos candidatos e autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independentemente da renda, tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.

Anúncio

Reserva de Vagas

Para o vestibular 2019, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sistema de Seleção Unificada (Sisu), outra forma de ingresso na universidade. Desses 40%, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para PPIs. Com essas alterações, a concessão de bônus deixa de existir.

Vagas oferecidas

A USP também divulgou as vagas oferecidas para o vestibular 2019. No total, serão 11.147 vagas, das quais 8.365 destinadas para a Fuvest e 2.782 vagas para o Sisu.

Publicidade

Do total de 8.365 vagas oferecidas, 6.134 serão reservadas para candidatos na modalidade ampla concorrência, 1.475 vagas para candidatos EP e 756 para PPI.

Provas Fuvest 2019

As provas serão aplicadas em duas etapas; sendo a primeira fase, constituída de 90 questões objetivas sobre as disciplinas obrigatórias do ensino médio, e acontecerá em 25 de novembro. A segunda fase, que teve a diminuição de três para dois dias de provas, será aplicada em 6 e 7 de janeiro de 2019.

Anúncio

No primeiro dia da segunda fase, os candidatos irão enfrentar as questões de português e redação, que permanecem iguais aos vestibulares anteriores. No segundo dia haverá disciplinas específicas (ou seja, aquelas exigidas pela carreira escolhida); cuja quantidade aumentou de duas a três para duas a quatro, a critério de cada unidade.

Abaixo as disciplinas específicas escolhidas para cada curso, separados por áreas:

Anúncio
Biológicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exatas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Humanas
Sair da versão mobile