USP adere à política de cotas e ao Enem

Febrace 2017: Inscrições abertas

Febrace 2017: Inscrições abertas

USP adere à política de cotas e ao Enem, pela primeira vez em mais de 100 anos de história; pois a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) aplicará uma política de cotas raciais para os ingressantes no curso de graduação em medicina mais prestigiado do país.

A Congregação da faculdade (órgão máximo de decisão da FMUSP) aprovou a adesão parcial ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu); que usa a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar estudantes.

Anúncio

De acordo com a Usp,  50 das 175 vagas de medicina em 2018 serão selecionadas via Sisu/Enem; e 125 continuarão oferecidas pela Fuvest.

Anualmente, a faculdade, localizada nas Clínicas, Zona Oeste de São Paulo, abre 175 vagas para novos calouros de medicina.

Distribuição das vagas 2018

Segundo nota publicada pelo Centro Acadêmico Oswaldo Cruz (Caoc), a maioria dos membros presentes na reunião desta sexta aprovou dividir essas 175 vagas em 2018 da seguinte forma:

Publicidade

-Fuvest: 125 vagas (ou 71,4% do total) seguem destinadas ao vestibular tradicional da Fuvest, que já aplica uma política de bônus progressiva aos estudantes de escola pública, incluindo bônus adicional a estudantes que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas (PPI)

-Sisu: 50 vagas (ou 28,6%) serão oferecidas pelo Sisu 2018 aos estudantes inscritos no Enem 2017; dessas 50 vagas, 10 serão reservadas para candidatos de ampla concorrência, 25 para candidatos que tenham feito o ensino médio em escola pública, e 15 vagas para candidatos da rede pública que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas.

Anúncio

De acordo com José Otávio Auler, o principal motivo da adesão parcial da FMUSP ao Sisu é a tentativa de acelerar o processo de inclusão de estudantes oriundos da escola pública na Universidade de São Paulo. A meta da instituição é ter, em 2018, 50% dos seus calouros vindos da rede pública de ensino médio.

Dicas de Estudo Enem, Encceja e Vestibulares:

Acesse dicas de Redação para treinar sua escrita e argumentos.

Publicidade

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Sair da versão mobile