IFNMG abre inscrições para cursos técnicos e superiores para 2018-2

Começou hoje,10 de abril, e será encerrado no dia 10 de maio o prazo para candidatos se inscreverem no Processo Seletivo e Vestibular para ingresso nos cursos técnicos e superiores presenciais gratuitos; do Instituto a partir do segundo semestre de 2018.

Vagas oferecidas

No total, são 505 vagas para cursos técnicos nos campi Almenara, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Porteirinha e 120 vagas para cursos de graduação nos campi Arinos e Pirapora.

Anúncio

Inscrições

As inscrições podem ser realizadas por meio do Portal da AIETEC, empresa responsável pela aplicação das provas:

http://www.consultec.com.br/processos-inscricoes-abertas/concursos-inscricoes-abertas/321/

A taxa de inscrição é de R$ 15 para o Processo Seletivo (cursos técnicos) e de R$ 35 para o Vestibular (cursos superiores); a serem pagos exclusivamente no Banco do Brasil a partir de uma GRU emitida no ato da inscrição.

Publicidade

Isenção da taxa de Inscrição

O candidato que em função de sua condição socioeconômica não possa pagar a taxa de inscrição pode solicitar a isenção do pagamento até o dia 20 de abril; mediante a comprovação, através do CadÚnico; de que possui renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio e de que; no caso do Vestibular, cursou o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral em escola da rede privada.

As inscrições serão confirmadas após a comprovação de pagamento da taxa de inscrição ou deferimento da solicitação de isenção da taxa de inscrição. A homologação das inscrições será publicada no portal eletrônico do IFNMG no dia 21 de maio.

Anúncio

Provas

A única etapa de ambas as seleções são provas objetivas, que serão realizadas no dia 3 de junho para os cursos superiores e no dia 10 de junho para os cursos técnicos. Todas as informações podem ser encontradas nos editais:

Processo Seletivo (cursos técnicos)

Publicidade

Vestibular (cursos superiores – graduação)

Processo Seletivo

Para ingressar nos cursos técnicos, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio; ou estar cursando a 2ª ou 3ª série do Ensino Médio e ser aprovado na prova objetiva; que abrangerá conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática em nível de Ensino Médio.

Anúncio

Esta prova será aplicada no dia 10 de junho de 2018, das 15h00 às 17h00, nas cidades de Almenara, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora e Porteirinha e com possibilidade, dependendo do número de candidatos, em Japonvar, Manga, São Francisco, Francisco Sá, Grão Mogol e Espinosa.

Os cursos aos quais se refere este edital são ofertados nas seguintes modalidades:

Anúncio

– CONCOMITANTE: oferecida a quem esteja cursando a 2ª ou a 3ª série do Ensino Médio (em outra instituição) com matrículas distintas para cada curso.

– SUBSEQUENTE: oferecida somente a quem já tenha concluído o Ensino Médio.

A duração dos cursos técnicos varia de 3 a 4 semestres, e as aulas são de segunda a sexta dentro do turno do curso (manhã ou noite).

Os cursos com oferta neste processo seletivo são:

– Campus Almenara: técnico em administração;

– Campus Avançado Janaúba: técnico em administração;

– Campus Januária: técnico em manutenção e suporte em informática;

– Campus Montes Claros: técnico em eletrotécnica, técnico em segurança do trabalho e técnico em edificações;

– Campus Pirapora: técnico em administração, técnico em edificações e técnico em informática;

– Campus Avançado Porteirinha: técnico em eletroeletrônica e técnico em informática para internet.

Vestibular Cursos superiores

Para ingresso nos cursos de graduação, o candidato precisa ter concluído o Ensino Médio e ser aprovado nas provas objetivas; que serão aplicadas em dois turnos no dia 3 de junho de 2018: de 08h00 às 12h00 as provas de Línguas, Literatura e Redação e das 14h00 às 17h00 as provas específicas dos cursos ofertados.

As provas serão realizadas nas cidades Arinos e Pirapora e com possibilidade, dependendo do número de candidatos, também em Buritis, Chapada Gaúcha e Riachinho.

Cursos disponíveis neste vestibular:

– Campus Arinos: bacharelado em administração, tecnologia em produção de grãos e tecnologia em gestão ambiental;

– Campus Pirapora: bacharelado em administração, bacharelado em engenharia civil e bacharelado em sistemas de informação.

Vale destacar que apenas metade das vagas de cada um desses cursos estão sendo disponibilizadas neste vestibular próprio do IFNMG. A outra metade será disponibilizada via SiSU, com a nota das provas do Enem de 2017. Para o Campus Januária, o curso de licenciatura em física terá todas as suas 40 vagas ocupadas pelo SiSU.

Reserva de vagas

Em ambos os processos, metade das vagas são reservadas a candidatos vindos de escolas públicas. E dessas, parte é ainda reservada para candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. Todos os detalhes estão descritos nos editais.

Documentos para realização da prova

Para realizar a inscrição, é necessário inserir o número do CPF do candidato.

Para a realização das provas o candidato deverá levar um desses documentos: carteira de identidade, cédula de identidade fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por Lei, valham como documento de identidade; Carteira Nacional de Habilitação com fotografia ou Carteira de Trabalho e Previdência Social.

Fonte IFNMG

Sair da versão mobile