UFAL abre inscrição para 3.319 vagas ociosas, cujo ingresso será ainda em 2021

UFAL 2021

UFAL (foto www.ufal.br)

A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu inscrição para um total de 3.319 vagas para estudantes da própria instituição e para a sociedade. O ingresso de estudantes será ainda em 2021.

Formas de seleção

Os processos seletivos são para Reopção de curso e mudança de turno; Reingresso; Reintegração; Transferência Externa; e Portadores de Diplomas ou Segunda Licenciatura.

Anúncio

Reingresso

O candidato que já tiver concluído um curso de bacharelado ou licenciatura na Ufal, e deseja realizar a complementação da outra modalidade na graduação de igual nomenclatura, pode se inscrever no site da Copeve. É preciso comprovar a conclusão ou ter declaração de provável, desde que, no ato da matrícula já tenha colado grau.

São oferecidas 135 vagas em 19 opções de cursos do Campus A.C Simões para o semestre letivo 2021.1. As inscrições serão realizadas até o dia 22 de junho. Após homologação, os candidatos têm o prazo da 0h do dia 24 até às 23h59 de 28 de junho para enviar os documentos.

Poderão solicitar reingresso aqueles que colaram grau em até um ano, resguardando o aproveitamento integral das disciplinas comuns. Estudante da Ufal, em fase de conclusão de curso, pode se habilitar às vagas, apresentando a declaração de provável concluinte. No dia 2 de setembro será divulgado o resultado final.

Publicidade

Reopção e mudança de turno

O edital de Reopção de Curso e Mudança de Turno do semestre letivo 2021.1 oferece 1.460 vagas e a seleção acontece em duas etapas. Os interessados poderão se inscrever a partir das 18h do dia 1º de junho, até às 12h do dia 21, no site da Copeve.

No dia 23 será publicada a homologação das inscrições e a convocação dos candidatos para envio dos documentos. O prazo para essa etapa será até às 12h de 28 de junho. Podem concorrer estudantes regularmente matriculados em componentes curriculares do curso ou que estejam com o curso trancado, sem bloqueio de matrícula.

Anúncio

O candidato deverá ter concluído pelo menos o 1º período; ter feito até 60% da carga horária total; e não ter completado o prazo para a conclusão do curso de origem.

Transferência externa

Alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas, reconhecidas pelo MEC, que estejam interessados em estudar na Ufal, terá 656 vagas para transferência externa, em vários cursos dos quatro campi.

Publicidade

Conforme edital, os candidatos devem estar vinculados a um curso igual ao pretendido na Ufal, inclusive na mesma formação (bacharelado ou licenciatura) e modalidade presencial. Entre outros critérios, é preciso ter realizado pelo menos uma edição do Enem nos últimos cinco anos e não ter zerado a Redação.

As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da Copeve, até às 12h do dia 28 do mesmo mês. O estudante deve escolher uma combinação de curso/modalidade/turno/campus de concorrência e somente poderá concorrer com uma inscrição.

Anúncio

A partir do dia 5 de julho será publicada a homologação e a convocação para envio dos documentos. Uma segunda etapa vai ser realizada para avaliação do aproveitamento das disciplinas dos candidatos. O resultado final sai em 12 de outubro.

Portador de diploma e segunda licenciatura

Ainda conforme edital, a Ufal disponibilizou cem vagas em cursos presenciais, das quais 70 são para pessoas que já têm diploma e 30 para quem desejam cursar uma segunda licenciatura. Os candidatos tem o período de 2 a 28 de junho para se inscrever pelo site da Copeve.

Anúncio

O candidato para concorrer dever ser portador de diploma de graduação ou curso superior tecnológico obtido em Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC. Também é pré-requisito ter ingressado no curso de origem por meio do Enem ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

A convocação para apresentar os documentos será realizada no dia 5 de julho e o prazo de envio vai até o dia 8 do mesmo mês. O edital também prevê uma etapa de avaliação de aproveitamento das disciplinas e o resultado final será divulgado no dia 11 de outubro.

Reintegração

Esta seleção visa o preenchimento de 959 vagas nos cursos de graduação nos quatro campi da Ufal para o período letivo 2021.1. A oportunidade é, exclusivamente, para os estudantes que foram desligados da Ufal, em razão de sanção administrativa, há no máximo dez anos.

Poderá concorrer quem apresentar um percentual de carga horária concluída igual ou superior a 50% do total do curso e que esteja solicitando a reintegração pela primeira vez, ou que não foi contemplado em processos anteriores.

Os candidatos interessados podem entrar no site da Copeve até às 23h59 de 4 de julho para se inscrever. O período de envio dos documentos para análise acontecerá de 9 a 12 de julho.

Demais informações podem ser conferidas por meio do site da Universidade.

Sair da versão mobile