Como criar site em WordPress usando uma VPS

Ao criar um site em WordPress, uma das principais decisões a fazer é qual servidor usar, e o mais escolhido muitas vezes é o VPS Windows.

Portanto, criar um site usando o WordPress pode ser muito fácil. Mas, mesmo assim, muitas pessoas tomam as decisões erradas, o que pode virar uma dor de cabeça.

Anúncio

Por isso, continue lendo o artigo até o final para entender como criar o seu site em WordPress utilizando uma VPS.

Utilizando VPS para criar site em WordPress

Publicidade

Quando você está criando um site, uma das primeiras coisas que você deve fazer é pensar no seu domínio.

É, sem dúvidas o primeiro passo. Então, depois que você registrou um domínio para chamar de seu, você deve partir para o segundo passo que é conseguir uma hospedagem.

Anúncio

Só depois de conseguir uma hospedagem que você pode passar para a criação do site que, nesse caso, será feita no WordPress.

Mas, na hora de criar um site em WordPress, você deve pensar muito bem em que servidor pretende hospedar esse site para que ele tenha um bom desempenho.

Publicidade

Então, as opções são utilizar um servidor compartilhado, dedicado ou VPS, certo? São os 3 principais tipos de servidor.

O servidor compartilhado é muitas vezes utilizado por pessoas que criam sites através do WordPress.

Anúncio

Porque muitos pensam que o site criado no WordPress é um site simples e que por isso não precisa de um servidor muito exclusivo e que o compartilhado dá conta.

Afinal, é um servidor mais barato e vale a pena para quem não quer nada muito exclusivo e com muitos benefícios.

Anúncio

Mas, não vale. Pois, um servidor compartilhado, apesar de ser barato, é muito limitado quando falamos em desempenho.

Ele é utilizado, principalmente, para sites de empresas de pequeno ou médio porte, pois não preveem muitos acessos.

Entretanto, o que acontece se o seu site for um sucesso e tiver muitos acessos? Como isso funciona?

Corre o risco do seu site não dar conta e perder um pouco no desempenho, tendo baixa velocidade, travando, entre outras coisas.

Então, a alternativa oposta seria a do servidor dedicado, pois é exclusivo e o seu desempenho é 100% dedicado ao seu site.

Mas, ele pode ser muito caro. Portanto, existe outra opção, o VPS, que é ideal para o site em WordPress.

Porque o VPS é ideal para criar site em WordPress?

O VPS é um Virtual Private Server, ou Servidor Privado Virtual e se encontra entre um servidor dedicado e um compartilhado.

Pois, é um servidor físico compartilhado. Mas, ele se divide em vários servidores virtuais que são privados. Ou seja, dedicados.

Com isso, ele consegue ser mais barato do que o servidor dedicado, mas, ao mesmo tempo, fazer o serviço de um servidor dedicado.

Porque ser um servidor privado significa que cada servidor será único e exclusivo para cada usuário.

Então, cada servidor é personalizado, customizado, de acordo com as características e necessidades de cada usuário.

Isso faz com que você tenha uma liberdade maior na hora da criação do seu site, que é o que as pessoas que utilizam o WordPress procuram.

Mas, não é apenas isso. Por ser um servidor dedicado, a sua capacidade de armazenamento acaba sendo muito maior do que a de um servidor compartilhado.

Por isso, é o tipo de servidor mais indicado para sites que estão em crescimento, pois ele aguenta um alto tráfego no seu site, sem perder a qualidade do seu desempenho.

Isso significa que mesmo que o número de acessos ao seu site cresça muito, o servidor continua aguentando e mantendo a sua qualidade.

Sendo assim, o seu site estará seguro e você pode ter certeza que ele não irá sair do ar, terá uma boa velocidade de resposta e excelente performance para todos os seus visitantes.

E tudo isso a um preço muito mais em conta do que o servidor dedicado, fazendo com que seja a melhor opção para você criar o seu site em WordPress.

Como criar o seu site em WordPress usando uma VPS?

Uma vez que você já escolheu o seu servidor, uma VPS, você pode e deve, começar a criar o seu site com o WordPress.

A criação de um site com o WordPress é muito simples e intuitiva e é exatamente por esse motivo que é uma das plataformas mais utilizadas para criação de site.

Primeiro, você deve baixar o WordPress no seu servidor, através do painel de controle do VPS que você escolheu para ser seu servidor.

Na hora de baixar o WordPress, você precisa escolher algumas coisas como por exemplo, colocar o seu domínio que já deve estar registrado, o idioma do seu site, o administrador, senha, e-mail e o seu título.

Então, depois de instalado, você deve partir para a parte gráfica da criação de site. A primeira coisa que você vai ser solicitado a escolher é o tema do seu site.

Portanto, procure entre as milhares de opções qual é o tema que você acha ideal para o seu site e que tem a sua cara.

Depois de escolher os temas, você precisa instalar os principais plugins que vão te ajudar na gestão do site e a utilizar da melhor maneira possível.

Esses plug-ins podem lhe ajudar na construção dos seus textos, ou até mesmo a melhorar a velocidade do seu site. Por isso, são muito importantes.

Assim, depois disso, basta você seguir as instruções do WordPress, que são bem intuitivas, para inserir o seu conteúdo no site e ele estará pronto.

Conclusão

Portanto, utilizar uma VPS é a melhor opção para você hospedar o seu site em WordPress.

Depois de tomada essa decisão, você deve instalar o WordPress e seguir as instruções que são bem intuitivas.

Capriche na hora de criar o conteúdo para o seu site, lembre-se de que isso é fundamental para o sucesso do seu site e, consequentemente, do seu negócio.

E aí, esse artigo foi útil para você? Se sim, compartilhe com os seus colegas de trabalho.

Sair da versão mobile