5 motivos no qual ainda vale a pena comprar um PS4

Apesar da pandemia, o console ainda é bastante procurado no mercado brasileiro, o terceiro maior do mundo. Já estamos na metade do ano e os lançamentos continuam, seja pros consoles mais novos, PS5, ou os que estão saindo de cena, PS4.

Tendo em vista o atual cenário de preço e condições de um console ou game, vamos listar cinco motivos para comprar um PS4 ainda esse ano.

Anúncio

Ou seja, vamos falar dos principais pontos positivos que agregam na vida útil do console até os dias atuais. E que podem fazer diferença na sua escolha na hora da compra.

Apesar de não ser um modelo da atual geração, o PS4 continua sendo bastante procurado no mercado brasileiro. Mercado esse que é o terceiro maior do mundo.

PS4 no fim da geração é uma faca de dois gumes

Se por um lado é triste que daqui a pouco vão parar os lançamentos de games para o PS4, o lado positivo é que desde de seu lançamento em 2013, o console vem recebendo diversos títulos.

Publicidade

Então, se você ainda não teve a oportunidade de adquirir um PS4, pode ter certeza que o game não vai faltar. A biblioteca de games é imensa e tem para todos os gostos.

Entra dois pontos interessantes sobre essa biblioteca de games é: primeiro é que desde os lançamentos dos games e seus aspectos técnicos já eram incríveis. Não precisa pensar muito quando se fala de games que tem isso.

Anúncio

Segundo ponto são os exclusivos do console que começou no ano de 2013. Com o lançamento de Killzone: Shadow Fall que coloca você com batalhas de seres de outros planetas em batalhas deslumbrantes.

God of War também entra nessa biblioteca por ser inovador no seu estilo e por gráficos incríveis.

Publicidade

Games Cross Gen

Basicamente, são aqueles games lançados para geração que está entrando e para que está saindo. Apesar do lançamento do PS5 ainda gerar preocupações com os lançamentos da geração anterior.

Afinal, estamos falando de uma geração que já está se consolidando no meio de gente. Mas, até o presente momento o resultado é satisfatório, tanto que já foi lançado para ambas as plataformas, PS4 ou PS5.

Anúncio

Os Cross Gen já lançados servem de motivação na hora da compra de um PS4, exemplos não faltam, Assassin ‘s Creed Valhalla que faz o máximo para ter uma boa qualidade visual no console da Sony.

Também, Spider-Man: Miles Morales mesmo que tenha seus efeitos ray tracing removidos da PS4 ele tem gráficos incríveis e polidos no PS4, seguindo o estilo do seu antecessor.

Anúncio

A Sony explicou porque muitos dos exclusivos originais do PlayStation 5 tornaram-se cross-gen, também lançado no PS4. Originalmente, a Sony empurrou a ideia de que estava se concentrando no potencial do hardware PS5  com seus jogos, o que significava deixar o PS4 para trás.

É comum que os jogos sejam de geração cruzada durante os primeiros anos de vida de um novo sistema.

Existem até alguns jogos que podem atravessar várias gerações, como  Just Dance 2020 provou ser o  último jogo para Nintendo Wii, embora ainda apareça em consoles modernos.

É comum que tie-ins (obra de ficção ou outro produto baseado em uma propriedade de mídia, como um filme ou games) de filmes (especialmente os animados) e jogos baseados em grandes eventos esportivos sejam lançados em tantas plataformas quanto possível, independentemente da idade do hardware.

O salto do PS3 / Xbox 360 para o PS4 / Xbox One teve muitos títulos que se tornaram cross-gen mais tarde, como  Dragon Age: Inquisition,  já que os desenvolvedores queriam atingir o maior público possível.

A Sony promoveu fortemente alguns títulos PS5 como exclusivos durante as apresentações que ocorreram antes do console ser lançado.

Não demorou muito para a Sony voltar atrás, com  Horizon: Forbidden West, Sackboy: A Big Adventure  e  Spider-Man: Miles Morales  se tornando títulos de geração cruzada.

Miles Morales e Sackboy faziam sentido, pois já havia preocupações com a escassez de ações do PS5 e a Sony queria que tantas pessoas comprassem esses jogos quanto possível, mas depois que mais alguns jogos de alto perfil se tornaram títulos de geração cruzada, a Sony ofereceu um motivo pelo qual o O PS5 estava perdendo exclusividades.

Sony tem mais de 110 milhões de motivos não sair do PS4

Não parecia haver tanta lógica por trás do anúncio da Sony de versões cross-gen de  God of War 2 e  Gran Turismo 7,  já que esses jogos não serão lançados até 2022, quando deverá haver um público PS5 muito maior .

Mas quando Hermen Hulst, chefe da PlayStation Studios, deu a notícia sobre as versões cross-gen desses jogos no PlayStation Blog, ele explicou que existem mais de 110 milhões de usuários de PS4 no mundo e isso não dá bons negócios sentido deixá-los para trás.

O PS5 ainda receberá jogos que mostram a tecnologia, como  Returnal  e  Ratchet & Clank: A Rift Apart,  mas a Sony continuará a atender o público do PS4 por enquanto.

Esta é uma mudança radical em relação às declarações anteriores  de Jim Ryan da Sony , considerando que uma vez ele disse ao GamesIndustry.biz que  ele acredita na dinâmica das gerações de console e que as empresas deveriam estar criando jogos que aproveitem ao máximo os novos recursos do console.

É difícil argumentar contra a lógica de atender ao grande público do PS4, mas levanta questões sobre como a Sony tratará seus exclusivos daqui para frente.

Se a empresa está de olho no que pode ser alcançado com o modelo básico do PS4 de 2013, então os jogos da geração atual podem realmente ser projetados para mostrar do que o PlayStation 5 é capaz?

Preços do Games

Um dos motivos dos jogos do PS4 ainda não terem diminuído é a alta do dólar aqui no Brasil. A moeda brasileira se desvalorizou bastante no mercado internacional.

Dessa forma, empresas do setor de varejo para disponibilizar o produto precisam comprar os games de fora do país.

É importante destacar que a Sony lucra pouco na parte de jogos, a maior parte da sua receita é a assinatura e venda de jogos pela PS Plus. Mas há opções onde você pode encontrar os jogos com preços bem em contas.

Enquanto PS4 possui uma grande variedade de jogos facilita que os games antigos sejam comprados com valor bem em conta.

Outra boa opção de compra de jogos é o mercado dos jogos usados que na maioria das vezes são encontrados em ótimos estados e com preço bem acessível.

Diferença nos Consoles PS4 e PS5

Apesar de o PS5 começar com ampla vantagem nesse tema, onde o mesmo é capaz de executar jogos em 8k e com uma alta taxa de quadros por segundo e com uma memória no formato SSD.

O console ainda não teve jogos prometidos para sua geração e exclusivos. Muito disso, por causa da pandemia e do fato de ainda ter vários usuários do PS4 que a Sony nem pretende deixar na mão.

O fato é que até final do ano não devemos ter uma mudança nessa no PS5.

Sair da versão mobile