Sisu 2022: Há bônus regional na seleção de candidatos?

Notas de corte Design de Moda SiSU 2022 após 3° dia de inscrições (foto www.mec.gov.br)

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), para ingresso nas Instituições Federais de Ensino. A seleção utiliza as notas do Enem para classificação dos candidatos.

Inscrição Sisu 2022

A inscrição para o Sisu 2022 será realizada logo após a divulgação do Resultado do Enem 2021 previsto para o mês de janeiro.

Anúncio

Na primeira edição de 2021, o MEC divulgou 206.000 vagas, em 110 Instituições Federais que participaram da seleção.

Sisu 2022: Bônus Regional

Algumas instituições participantes do Sisu adotam o bônus regional, ou seja, elas acrescem em torno de 10 a 20% na nota final do Enem, para estudantes das escolas públicas da região, na qual a Instituição é sediada. Os critérios são especificados por meio do termo de adesão da universidade firmado com o MEC.

De acordo com as regras, quando o candidato se inscreve para curso que tenha bônus regional, adotado pela instituição; o sistema faz automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição. Dessa forma é gerada uma nova nota, a ser apresentada ao candidato. Tais informações podem ser conferidas no termo de adesão da Instituição com o MEC.

Publicidade

Há pesos diferentes nas notas do Enem para o Sisu 2022?

De acordo com as regras, as Universidades e Institutos poderão ainda determinar pesos diferentes nas notas do Enem 2020, para cada curso de graduação oferecido.

Como exemplo, o curso de física poderá dar mais peso à nota de Ciências da Natureza. O curso de medicina poderá exigir média mínima igual ou maior que 560 pontos e nota mínima em Ciências da Natureza igual ou maior a 400 pontos. Tais critérios são especificados por meio do termo de adesão da Instituição junto ao MEC.

Anúncio

Reservas de Vagas

De acordo com a legislação vigente, as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes, que cursaram o ensino médio em escolas públicas; de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas); alterada pela Lei nº 13.409/2016. Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

Adesão ao Sisu 2022

Em breve o MEC abrirá prazo de adesão das Instituição ao Sisu, e no termo de adesão elas especificarão os cursos, vagas, modalidades de vagas, local de ofertas e notas mínimas do Enem, além dos documentos para a matrícula.

Publicidade
Sair da versão mobile