Inscrições abertas para o Sisu 2019.2; veja como se inscrever

UFSJ concorrência Sisu 2019.2

O Ministério da Educação abriu na manhã desta terça-feira, dia 04 de junho, as inscrições para mais de 59 mil vagas no Sistema de Seleção Unificada, edição 2019.2. As inscrições já estão abertas. Para se inscrever é preciso ter feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2018.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão 1.731 cursos, distribuídos em 76 Instituições particulares de ensino, em todas as regiões brasileiras.

Anúncio

Os estados com mais vagas são Rio de Janeiro (12.937), Minas Gerais (8.479), Bahia (6.745) e Paraíba (5.990). A instituição com maior oportunidade é a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que terá 4.388 vagas.

Sisu 2019-2 Inscrições

Conforme cronograma do Sisu 2019.2, as inscrições serão realizadas no site do MEC, para diversas universidades públicas brasileiras.

Quem pode se inscrever?

Poderá ser inscrever no processo seletivo do Sisu referente à segunda edição de 2019; o CANDIDATO que tenha participado da edição de 2018 do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem e que; cumulativamente, tenha obtido nota acima de zero na prova de redação; conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002.

Publicidade

Conforme Edital do Sisu 2019-2, ao se inscrever no processo seletivo do Sisu, deverá ser especificado:

I – em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição de educação superior participante, local de oferta, curso, turno; e

II – a modalidade de concorrência, podendo optar por concorrer:

Anúncio

a) às vagas reservadas em decorrência do disposto na Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, observada a regulamentação em vigor;

b) às vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas eventualmente adotadas pela instituição no Termo de Adesão ao Sisu; ou

Publicidade

c) às vagas destinadas à ampla concorrência.

Notas de Corte Sisu

Ao longo do período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso; com base no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência.

Anúncio

Conforme informações do MEC, a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga ofertada. O sistema não faz o cálculo em tempo real e a nota de corte é modificada de acordo com a nota dos inscritos e informada pelo sistema durante o período de inscrição.

Como funciona o processo seletivo do Sisu?

Resultado Sisu 2019-2

O resultado será divulgado no dia 10 de junho de 2019, no site do MEC.

Anúncio

Matrículas Sisu 2019-2

Ainda conforme edital, as matrículas na chamada regular, serão efetivadas nos dias 12 a 17 de junho de 2019; devendo ainda observar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio. Veja os documentos para a matrícula do Sisu.

Sair da versão mobile