Como é feita a Inscrição no Sisu 2020?

Sisu 2020.2

Sisu 2020.2 (foto www.mec.gov.br)

A Inscrição para o Sisu 2020 será realizada no mês de janeiro, após a divulgação do Resultado do Enem 2019, previsto para 17 de janeiro de 2020.

Como é feita a Inscrição no Sisu?

A inscrição no Sisu deverá ser realizada, no site do MEC, com o número de inscrição e a senha no Enem requerido para a edição. Caso o candidato não se lembre de sua senha, poderá recuperá-la.

Anúncio

Cronograma Sisu 2020

Há cobrança de taxa na inscrição do Sisu?

A inscrição é realizada no site do MEC e não há cobrança de taxa para tal procedimento.

Quais documentos são necessários para a inscrição no Sisu 2020?

O candidato precisará apenas de seu número de inscrição no Enem requerido para a edição e da senha cadastrada no exame. É necessário, no entanto, que ao fazer sua inscrição, o candidato fique atento aos documentos exigidos pela instituição para a efetivação da matrícula, em caso de sua seleção.

Após a realização da inscrição no Sisu, o candidato poderá mudar suas opções de curso?

É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, modificar suas opções de cursos quantas vezes julgar conveniente, mas será considerada válida a última inscrição confirmada.

Publicidade

Como visualizar as notas do Enem 2019?

No momento que o candidato acessar o sistema do Sisu, com seu número de inscrição e a senha no Enem, o sistema recupera automaticamente as suas notas obtidas no Enem requerido para a edição.

Há diferentes pesos da notas do Enem em Universidades?

As Universidades participantes do Sisu adotam pesos diferenciados para as provas do Enem. Assim, quando o candidato se inscrever para curso em que a instituição adotou peso diferenciado para determinada prova do Enem; o sistema fará automaticamente o cálculo; de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.

Anúncio

Há reserva de vagas específicas no Sisu?

Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam uma parte de suas vagas para as políticas afirmativas para os afrodescendentes, indígenas, egressos de escola pública etc.

Assim, em determinados cursos, poderá haver duas modalidades de concorrência: ampla concorrência e ações afirmativas; portanto o candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil.

Publicidade

Dessa forma, durante as chamadas do Sisu, o candidato que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção; e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem.

Quais os critérios de desempate do Sisu?

No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será efetuado considerando-se a seguinte ordem de critérios abaixo relacionados:

Anúncio

O Bolsista do Prouni poderá se inscrever no Sisu?

O bolsista do Prouni poderá se inscrever no Sisu, mas ao ser selecionado, deverá fazer a opção pela bolsa do Prouni; ou pela vaga na instituição pública para a qual foi selecionado; pois é vedado ao bolsista utilizar uma bolsa do Prouni e estar matriculado em instituição de ensino superior pública e gratuita.

Sair da versão mobile