Sisu 2019 terá 235.476 vagas em 129 Instituições públicas

O processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), primeira edição de 2019, ofertará 235.476 vagas, em 129  instituições públicas.

Inscrições

Conforme cronograma do Sisu 2019, as inscrições serão feitas exclusivamente pela internet, por meio da página eletrônica do Sisu; no período de 22 de janeiro de 2019 até as 23h59 de 25 do mesmo mês, observando o horário oficial de Brasília.

Anúncio

Quem poderá participar do Sisu 2019?

O Sisu é o instrumento pelo qual as universidades públicas oferecem vagas a candidatos que se submeteram ao Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Poderão concorrer às vagas os estudantes que fizeram o  Enem 2018 e obtido nota acima de zero na prova de redação.

Como se inscrever no Sisu 2019

Os candidatos poderão se inscrever no processo seletivo em até duas opções de vaga, especificando, em ordem de preferência; as suas opções em instituição de educação superior participante; com local de oferta; curso; turno e a modalidade de concorrência.

Notas de Corte Sisu

Ao longo do período de inscrição, uma vez por dia, o Sisu calcula a nota de corte (menor nota para o candidato ficar entre os potencialmente selecionados) para cada curso;baseado no número de vagas disponíveis e no total dos candidatos inscritos naquele curso, por modalidade de concorrência. As notas de corte servem apenas como referência para o candidato, não sendo garantia de vaga para ingresso nas Instituições.

Publicidade

Critérios de Classificação do Sisu 2019

A classificação no processo seletivo do Sisu observará o disposto no art. 19 da Portaria Normativa MEC nº 21, de 2012; bem como a seguinte ordem de critérios:
I – maior nota na redação;
II – maior nota na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
III – maior nota na prova de Matemática e suas Tecnologias;
IV – maior nota na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
V – maior nota na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Resultado Sisu 2019

A primeira edição do processo seletivo de 2019 será constituída de uma única chamada regular e o resultado será divulgado em 28 de janeiro.

Anúncio

Matrículas

As matrículas ou registros acadêmicos dos candidatos selecionados deverão ser feitas nas instituições para as quais foram selecionados, na chamada regular, entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro, de acordo com os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em seu edital próprio.

Sair da versão mobile