USP aprova 50% de cotas para estudantes de escolas públicas

Febrace 2017: Inscrições abertas

Febrace 2017: Inscrições abertas

USP aprova 50% de cotas para estudantes de escolas públicas até 2021, beneficiando pela primeira vez alunos das escolas públicas brasileiras.

O Conselho da Instituição ainda estuda as formas de implementação das cotas em suas seleções para seus diversos cursos de graduação.

Anúncio

USP aprova 50% de cotas para estudantes de escolas públicas

Um dos objetivos da USP é garantir pela inclusão o acesso de alunos carentes em seus cursos e tem estudado tal inclusão de forma organizada; pois não adiantará facilitar a entrada, mas também garantir a permanência dele na Instituição.

Reserva de Vagas USP 2018

Conforme informações do USP, a reserva será feita de forma escalonada a partir do próximo ano: no ingresso de 2018, serão reservadas 37% das vagas de cada Unidade de Ensino e Pesquisa; em 2019, a porcentagem deverá ser de 40% de vagas reservadas de cada curso de graduação; para 2020, a reserva das vagas em cada curso e turno deverá ser de 45%; e no ingresso de 2021 e nos anos subsequentes, a reserva de vagas deverá atingir os 50% por curso e turno.

De acordo com as Instituição, a reserva de vagas considerará, conjuntamente, os dois processos de seleção da Universidade – a Fuvest e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Publicidade

Vagas oferecidas USP 2018

Ao todo, em 2018, serão oferecidas 11.147 vagas. Desse total, 8.402 serão reservadas para candidatos aprovados pela seleção da Fuvest; e 2.745 para o Sisu, o sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC); no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para candidatos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

As 2.745 vagas reservadas para o Sisu serão distribuídas em três modalidades: 423 serão para ampla concorrência; 1.312 para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas; e 1.010 para alunos oriundos de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI). Em relação ao vestibular de 2017, houve aumento de 407 vagas destinadas ao Sisu.

Anúncio

Novo curso de Medicina USP 2018

Será o terceiro curso de Medicina da USP, que já é ministrado nos campi de São Paulo e de Ribeirão Preto e, tradicionalmente, se configura como uma das carreiras mais concorridas no vestibular.Outra deliberação do Conselho foi a criação do curso de Medicina no campus da USP em Bauru.

O curso, que será oferecido pela Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB) já a partir do próximo Vestibular, terá duração de seis anos e oferecerá 60 vagas em período integral.

Publicidade

Dessas, 42 vagas serão reservadas para a Fuvest e 12 para a seleção via Sisu, na modalidade destinada a estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente em escolas públicas.

Bacharelado em Biotecnologia USP

Também foi aprovada a criação do curso de Bacharelado em Biotecnologia, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); que substituirá o curso de Licenciatura de Ciências da Natureza, que era ministrado no período matutino. O novo curso abarcará as 60 vagas oferecidas pela Licenciatura e será oferecido no período diurno.

Anúncio

No próximo vestibular, o Bacharelado em Música com habilitação em Instrumento de Sopro, oferecido pela ECA, passará a oferecer a ênfase em Clarone, em soma às outras oito ênfases já oferecidas (Clarinete, Fagote, Flauta, Oboé, Trombone, Trompa, Trompete e Tuba).

Fonte Universidade de São Paulo.

Anúncio

Dicas de Estudo Encceja, Enem e Vestibulares:

–Dicas de Estudo para Biologia;

–Dicas de Estudo para Física;

–Dicas de Estudo para Química;

–Dicas de Estudo para Matemática;

-Dicas Ciências da Natureza;

-Dicas Barragem de Mariana;

Acesse dicas de Redação para treinar sua escrita e argumentos.

-Acesse dicas referentes aos diversos cursos de graduação e escolha sua profissão.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Sair da versão mobile