As inscrições para o Sisu 2018-2 serão encerradas hoje, 15 de junho, veja mais

As inscrições para o  Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018/2 serão encerradas hoje, dia 15 de junho, e elas poderão ser realizadas no site do MEC.

Veja como recuperar a senha do Enem

Anúncio

Como funciona o Sisu?

Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, com nota superior a zero na redação, podem se inscrever até as 23h59, no site do MEC.

Até as 19h de ontem, 14 de junho, 404.856 estudantes haviam realizado 775.642 inscrições. A quantidade de inscritos desta edição é bem menor em relação ao ano passado, quando 935.550 estudantes efetuaram 1.797.386 inscrições no SiSU 2017/2.

Publicidade

Notas de corte

Terminará também nesta sexta-feira, o prazo para que os estudantes já inscritos alterem as opções de cursos e instituições, feitas ao longo do período da inscrição. Após o encerramento prazo valerão as últimas alterações feitas.

O MEC atualiza diariamente as pontuações mínimas dentro do número de vagas para cada curso (nota de corte) e o desempenho individual do candidato (com um balanço de sua colocação); com base na quantidade de inscrições feitas. As informações mudam conforme a graduação, a quantidade de vagas e modalidade concorrência.

Anúncio

Um dos cursos mais concorridos, é o de Medicina, que chega a ter nota de corta acima de 800 pontos; como é o caso da Universidade Federal da Paraíba, que já registrou nota de corte de 815,62.

Inscrições

No site do SiSU, o participante deverá informar número de inscrição no Enem 2017, CPF e senha. Ao ingressar na área restrita do participante, o estudante candidato deve escolher:

Publicidade

-Até duas opções de curso: a primeira opção é a preferência do candidato
-Modalidade de concorrência: o candidato precisa informar se quer concorrer por cotas ou ampla concorrência, em cada curso pretendido.

Vagas oferecidas

O SiSU 2018/2 tem oferta de 57.271 vagas em 68 instituições públicas de ensino. Medicina, por exemplo, conta com 1.229 oportunidades disponíveis.

Anúncio

As instituições de ensino do SiSU se dividem da seguinte forma:

– 30 universidades federais;
– 7 universidades estaduais;
– 27 institutos federais;
– 2 centros federais;
– 1 centro universitário estadual;
– 1 faculdade municipal.

Anúncio

Os estados de Mato Grosso, Amazonas e Sergipe não estão com vagas disponíveis para o SiSU 2018-2. Os estados com mais oportunidades são Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia.

No edição do segundo semestre de 2017, o SiSU do meio do ano ofereceu 51.913 vagas em 61 instituições. Já a edição do primeiro semestre deste ano ofereceu 239.716 vagas em 130 instituições.

Resultado e Matrícula

O resultado da chamada regular deverá ser divulgado no dia 18 de junho e os contemplados terão seis dias para efetuar as matrículas, entre 22 e 28; considerando ainda os dias, horários e locais de atendimento definidos pelas instituições em seus editais próprios.

Lista de Espera

O prazo para participar da lista de espera será entre os dias 22 e 27 de junho; sendo necessário que o candidato manifeste interesse na participação, no site do MEC., conforme edital.

Sair da versão mobile