Dicas de como treinar em casa

Fazer exercício físico é uma das recomendações básicas para quem deseja levar uma vida saudável. Além disso, outros cuidados como alimentação balanceada, hidratação e melhorar a qualidade do sono é a combinação perfeita para equilibrar o nosso organismo. Porém, nem sempre sobra tempo para fazer uma atividade na academia ou ao ar livre, por isso que temos aqui algumas dicas de como treinar em casa.

Meu objetivo aqui neste artigo não é fazer de você um atleta profissional de alto rendimento, pelo contrário, o foco te tirar do sedentarismo para melhorar a sua qualidade de vida!

Anúncio

Por que isso é importante? Esse período de quarentena impôs o isolamento social e trouxe uma realidade de trabalho e estudo em casa, isso reduziu as caminhadas e outros movimentos comuns que cada pessoa faz ao longo do dia.

O resultado dessa mudança de comportamento é a elevação de peso, a indisposição e fadiga, reduzindo a capacidade de concentração.

Publicidade

Porém, seus dias de sedentarismo chegaram ao fim. Está preparado para suar?

Como treinar em casa? Cinco dicas para entrar em forma

Sempre que for começar uma nova atividade física, a recomendação será a mesma: obedeça o seu corpo e evolua aos poucos, principalmente para quem não pratica nenhum exercício há muito tempo.

Anúncio

Para que você tenha sucesso nesta jornada, recomendo que siga estes passos que vou ensinar.

1ª dica – Escolha um local agradável

Alguns cuidados são necessários para que você não se machuque, escorregue ou provoque um “desastre” em casa. Se for necessário, afaste os móveis.

Publicidade

É importante que o local em que você for treinar em casa tenha uma boa ventilação, que o piso não seja escorregadio e também que não tenha interferência de outras pessoas para te desconcentrar.

Aliás, se você puder contar com a colaboração e participação de outras pessoas da casa será ainda mais motivador para que a atividade física não fique tão monótona.

Anúncio

2ª dica – Escolha roupas confortáveis

Existem diversos materiais que são excelentes para praticar uma atividade física, mas o jeans com certeza não é um deles. Escolha roupas que sejam confortáveis e que permita ter elasticidade no alongamento e também na realização dos diversos exercícios.

Escolha também um tênis com bom sistema de amortecimento.

Anúncio

3ª dica – Faça um bom aquecimento

É importante preparar o corpo para uma carga de exercícios físicos e não provocar lesões. Nesta etapa, a recomendação é que você dedique os dez primeiros minutos para fazer um aquecimento muscular.

Se quiser ser mais criativo, faça um cronograma semanal em que cada dia terá uma combinação diferente de aquecimento, mesclando entre as atividades de pular corda, agachamento só com o peso do corpo e algumas série de polichinelo.

Você pode também fazer uma curta caminhada acelerada para que o seu corpo já aqueça adequadamente.

4ª dica – Exercícios para fazer em casa

Agora é a hora de aumentar o som, pegar uma garrafa de água e deixar ao lado para hidratar enquanto descansa entre as séries de atividades físicas.

Todos os movimentos que apresentamos abaixo usam apenas o seu corpo como recurso para que possa fazer tranquilamente em casa.

Defina um tempo para fazer todo o seu treino em casa e repita as atividades em séries de três ou cinco sequências.

Depois, avalie o desgaste físico e como o seu corpo se comporta. Se houver fortes dores musculares, reduza o ritmo, caso contrário, aumente a intensidade semanalmente.

5ª dica – Cuide da hidratação e da alimentação

Não tem como o “motor” funcionar sem o combustível correto. Por isso, aproveite o tempo em casa para ajustar o seu cardápio e evitar a ingestão de produtos industrializados.

Dê mais preferência a frutas, verduras, legumes e proteínas naturais.

Além disso, tenha sempre uma garrafinha de água para que o seu corpo esteja sempre hidratado.

Uma última dica sobre hidratação é para você ingerir um pouco de água antes de dormir para que o seu organismo consiga trabalhar em sua eficiência total. Faça o mesmo pela manhã, antes de qualquer alimento.

Potencialize a sua concentração

Ao estudar para uma prova/ vestibular ou mesmo ao trabalhar em casa, diversas coisas vão atrapalhar a sua concentração, justamente pela alteração da rotina.

Siga essas dicas acima e seu organismo vai gastar as energias consumidas, seu sono irá melhorar e o seu cérebro trabalhará com sua carga máxima.

Após treinar em casa por duas semanas você já perceberá mais entusiasmo nas suas atividades e também uma melhora significativa na qualidade do sono.

Chame os amigos, façam lives do treinamento e perceberá como as atividades físicas são contagiantes!

Sair da versão mobile