Resumo: cisticercose.

Um assunto sempre presente em provas de biologia é a cisticercose, quase sempre relacionada com teníase.

Mas, o que é a cisticercose (às vezes, aparece neurocisticercose = cisticercose cerebral)?
A cisticercose é uma doença que se caracteriza pela presença da larva de Taenia solium, encistada (cisticerco) em alguma parte do corpo humano.

Como adquirir a doença:

A pessoa se contamina ao ingerir ovos de Taenia solium, em água ou alimentos contaminados. Observe que somente a Taenia solium causa a cisticercose. Isso acontece porque o intestino humano é bastante similar ao intestino do porco (hospedeiro intermediário da Taenia solium). Assim, quando o homem ingere ovos dessa tênia, eles eclodem no intestino humano, liberando larvas oncosferas (hexacantos), que perfuram a parede intestinal, atingem a circulação sanguínea e vão atingir determinado órgão. É neste órgão, que a larva encistará, formando o cisticerco.  É importante destacar que esses ovos são liberados por uma pessoa que possui o verme adulto (neste caso, a pessoa é portadora de teníase).

Sintomas da doença:
Dependem de onde os cisticercos instalam-se. No caso de cisticercos na musculatura esquelética, normalmente não há sintomas e nem riscos à saúde da pessoa. No caso da neurocisticercose, podem surgir convulsões, paralisia de certas partes do corpo, aumento da pressão intracraniana… . Um exame de ressonância magnética nuclear e/ou tomografia computadorizada indicará o local e tamanho do cisticerco, para que o médico possa tomar as decisões corretas sobre a melhor forma de tratamento.
O cisticerco pode se instalar subcutaneamente, nos olhos (causando perda da visão) e no coração (causa palpitação e dificuldade de respirar).

Anúncio

Profilaxia (prevenção):
– Tomar água filtrada ou fervida;
– Lavar as mãos antes das refeições;
– Canalização  e tratamento do esgoto;
– Lavar os alimentos (principalmente vegetais folhosos e frutas) em água limpa e corrente.

Sair da versão mobile