Resultado do Enem 2020 será divulgado na próxima segunda-feira, dia 29 de março

Os inscritos no Enem 2020 poderão consultar as notas na próxima segunda-feira, 29 de março, por meio da página do participante.

Como acessar as notas do Enem 2020?

Anúncio

Para acessar as notas, é necessário que o estudante insira o número do CPF e a senha cadastrada no momento das inscrições.

Somente poderão conferir o resultado os participantes que já terminaram o ensino médio.

Os treineiros – estudantes que fizeram o exame apenas para medir o conhecimento – poderão ver o desempenho no final de maio, quando também for liberado o espelho da redação.

Publicidade

TRI Teoria de Resposta ao Item

As provas objetivas do Enem são corrigidas por meio da Teoria de Resposta ao Item (TRI), que é o método específico usado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos processos seletivos que realiza.

A redação do Enem é avaliada por dois corretores levando em conta cinco competências. Se houver divergência entre os dois avaliadores, será chamado um terceiro revisor.

Anúncio

Como foi o Enem 2020?

O Enem 2020 foi aplicado nas três datas abaixo relacionadas:

O que fazer com as notas do Enem 2020?

Com as notas publicadas, os estudantes podem calcular a média do Enem para analisarem chance de aprovação em programas de acesso ao ensino superior do Ministério da Educação (MEC), em vestibulares e até estudar em Portugal.

Publicidade

Programas de acesso ao ensino superior por meio das notas do Enem:

SiSU

A primeira oportunidade para tentar ingressar em instituições de ensino públicas é o Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O prazo de inscrições para a primeira edição de 2021 será de 6 a 9 de abril.

No total, o SiSU 2021/1 são oferecidas 209.190 vagas em 5.685 mil cursos de graduação em 110 instituições públicas. O resultado do SiSU deve sair no dia 13 de abril. Já o prazo para manifestar interesse na lista de espera será de 13 a 19 de abril.

Anúncio

ProUni e Fies

Há outras opções para ingressar no ensino superior por meio das notas do Enem 2020. Veja abaixo:

As edições do primeiro semestre do ProUni e Fies 2021 já foram realizadas, pois as faculdades particulares não poderiam esperar as notas do Enem 2020. As seleções foram com as notas do Enem 2019 e edições anteriores.

Anúncio

O MEC realizará novos processos seletivos do Fies e ProUni antes do segundo semestre, e os estudantes poderão usar as notas do Enem 2020.

Sair da versão mobile