Redação: Proposta de Vingança pelas próprias mãos

Enem 2017: Gabarito 12 de novembro

Enem 2017: Gabarito 12 de novembro

Redação: Proposta de Vingança foi elaborada pela Unifev, edição 2014; em uma das seleções para ingresso de calouros no curso de Medicina.

Redação: Proposta de Vingança

 

Anúncio

Texto 1

Um rapaz foi agredido, deixado nu e preso com uma trava de bicicleta a um poste, no Flamengo (zona sul do Rio), na noite de 31.01.2014. Os bombeiros foram chamados e precisaram usar um maçarico para libertar o rapaz, encaminhado ao Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro. A mulher que o socorreu foi criticada na internet após divulgar o caso, pois, segundo internautas, o jovem seria integrante de uma gangue que pratica assaltos na zona sul.

(Fábio Grellet. www.estadao.com.br. Adaptado.)

Texto 2

A justiça feita pelas próprias mãos, por três homens, que teriam espancado na noite de 31.01.2014 um adolescente, na Avenida Rui Barbosa, no Flamengo, deflagrou uma discussão. Tamanha sede de sangue tem explicação, observa a psicóloga e doutora em psicanálise pela Universidade de São Paulo (USP) Priscila Gasparini Fernandes. O ato de vingança, afirma, é instintivo.

Publicidade

“Ele vem do inconsciente. É impulsionado por ódio, por rancor. Pesquisas feitas com bebês mostram que o ser humano nasce com esse comportamento. Quando as pessoas veem que as autoridades não estão dando conta de garantir a segurança, acabam fazendo justiça com as próprias mãos”.

(Selma Schmidt e Luísa Lucciola. http://oglobo.globo.com. Adaptado.)

Anúncio

Texto 3

A punição, de maneira geral, tem como principais finalidades a repreensão e a prevenção de comportamentos nocivos à sociedade. Acredita-se que, caso tais comportamentos não sejam punidos, eles passarão a fazer parte daquilo que é considerado correto, moral e de direito. Quando se associa a vingança à justiça é fácil perceber que estamos falando de um tipo específico de punição: a que envolve retaliação ao malfeitor. Isso pode ser feito retribuindo-lhe um dano em troca do dano causado por ele.

Quando consideramos a punição em termos retributivos, torna-se difícil definir claramente se ela visa a justiça ou a vingança.

Publicidade

Um primeiro ponto de corte seria dizer que a vingança é a punição pelas próprias mãos, enquanto a justiça é a punição executada por intermédio de uma instituição responsável: o tribunal de Justiça, por exemplo, no caso do crime; a professora ou direção da escola, no caso do comportamento inadequado de um estudante. Quando a vítima retalia o criminoso de forma imediata, ou seja, sem mediação institucional, o resultado é vingança e não justiça. Por outro lado, quando a vítima apela a um mediador, o resultado é, potencialmente, a justiça.

(Melina Duarte. http://filosofiacienciaevida.uol.com.br. Adaptado.)

Anúncio

 

O caso do rapaz que foi preso a um poste no Rio de Janeiro teve grande repercussão na mídia. Há grupos que apoiam ações como essa e outros que as condenam. Diante desse e de outros acontecimentos similares, é importante refletir sobre justiça e vingança, dois conceitos diferentes, mas que caminham lado a lado por serem ambos invocados em momentos em que há uma sensação de falta de punição e de insegurança. A partir dos textos lidos e de seu conhecimento sobre o assunto, elabore uma dissertação, na norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:

Anúncio

A prática de atos de vingança diante da falta de punição e o conceito de justiça na sociedade brasileira

Dicas de Estudo Enem e Vestibulares:

Acesse dicas de Redação para treinar sua escrita e argumentos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis para 2017.

Sair da versão mobile