Enem: Proposta de redação População idosa, dependência e necessidades

Enem: Proposta de redação População idosa, dependência e necessidades, pois a realidade brasileira e mundial é que a expectativa de vida da população aumentou; o que vem alterando a realidade da sociedade brasileira e mundial para uma preocupação em relação aos idosos, com suas dependências e suas necessidades.

Enem: Proposta de redação População idosa, dependência e necessidades

Esta proposta de redação fez parte da prova aplicada pelo Centro Universitário São Lucas, sediado em Rondônia, edição 2017-2.

Anúncio

Texto I

Quem cuida dos cuidadores de idosos? “Quando entra um paciente no meu consultório, entram dois, ele e quem está cuidando dele. Normalmente esse cuidador fica à sombra dos nossos cuidados, nós sequer perguntamos como eles estão”, diz Fabio Campos Leonel, geriatra no Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo. “Quem cuida não tem tempo para se cuidar”, resume. No Brasil, a maioria dos cuidadores de idosos enfermos ou dependentes são outros idosos, normalmente mulheres da mesma família que não recebem para isso. Os cuidadores formais são caros, por isso, a maior parte das famílias recorre a alguém próximo. […] O desgaste chega ao ponto de 63% das vezes os cuidadores morrerem até quatro anos antes de quem estão cuidando, de acordo com uma pesquisa da Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina dos Estados Unidos da América. Outro estudo descobriu que cuidadores desenvolveram problemas no sistema imunológico mesmo após três anos depois de seu papel como cuidador ter acabado.

(Por Ingrid Matuoka — Publicado em: 07/05/2017. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/saude/quem-cuida-dos-cuidadores-de-idosos. Acesso em: maio de 2017. Fragmento.)

Texto II

Os músculos do rosto da aniversariante não a interpretavam mais, de modo que ninguém podia saber se ela estava alegre. Estava era posta à cabeceira. Tratava-se de uma velha grande, magra, imponente e morena. Parecia oca. — Oitenta e nove anos, sim senhor! disse José, filho mais velho agora que Jonga tinha morrido. — Oitenta e nove anos, sim senhora! disse esfregando as mãos em admiração pública e como sinal imperceptível para todos. Todos se interromperam atentos e olharam a aniversariante de um modo mais oficial. Alguns abanaram a cabeça em admiração como a um recorde. Cada ano vencido pela aniversariante era uma vaga etapa da família toda. Sim senhor! disseram alguns sorrindo timidamente.

Publicidade

(LISPECTOR, Clarice. Trecho do conto Feliz aniversário. Disponível em: http://www.releituras.com/clispector_aniversario.asp.) 2º PROCESSO SELETIVO 2017 – CENTRO

Texto III

Anúncio

Disponível em http://sindicatodosaposentados.org.br/rj/85-news/noticias/noticias/1134-cidades-27-06-2016-06h00-idosos-passam-a-despertar-maisa-atencao-do-mercado

O aumento do número de brasileiros com 60 anos ou maios e da expectativa de vida da população tem despertado a atenção de empresários e profissionais de diversos segmentos, especialmente em tempos turbulentos de crise econômica e suas incertezas. As pessoas da “melhor idade” já encontram opções direcionadas, como agências de turismo, academias, cursos livres, passando por nutricionistas, cuidadores, assistência e outros com o objetivo de manter o bem-estar físico e mental dos vovôs e vovós. De acordo com o IBGE, o Brasil possui quase 30 milhões de idosos, aproximadamente 15% da população. Esse contingente poderá ser triplicado nos próximos 20 anos, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). A expectativa de vida, segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada em 2013 pelo órgão, é de 74,9 anos. No levantamento realizado em 2003, a expectativa era de 71,2 anos. O avanço é consequência direta da melhoria nas condições sociais dos brasileiros desde os anos 1980.

Publicidade

Após a leitura dos textos e baseado em seus conhecimentos; redija um texto argumentativo-dissertativo; na norma-padrão da língua portuguesa; levando em consideração os aspectos positivos e negativos a respeito do tema:

“O iminente despertamento da atenção para com a população idosa, dependência e necessidades”.

Anúncio

Dicas Redação Enem:

A leitura e o treino serão importantes aliados para melhorar sua escrita e sua argumentação para essa importante etapa do Enem.

Acesse o que é cobrado no Enem?

Anúncio

Como a Redação do Enem é corrigida?

Universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso;

Notas do corte por área de conhecimento;

-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;

Para que serve o Enem?

-Consulte possíveis temas para Redação do Enem.

-Veja Redações  notas mil no Enem.

Dicas de Estudos Enem e Vestibulares

Dicas para prova de Ciências da Natureza;

Desastre Ambiental da Barragem de Mariana;

Impactos Ambientais do rompimento da Barragem de Mariana;

Dicas de Química para a prova do Enem;

Dicas de matemática para a prova do Enem;

Questões sobre células-tronco já apareceram no Enem.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação; que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Sair da versão mobile