Enem: Proposta de Redação financiamento de campanhas eleitorais

Proposta de Redação: Quanta custa a violência no Brasil?

Proposta de Redação: Quanta custa a violência no Brasil?

Enem: Proposta de Redação financiamento de campanhas eleitorais; tema muito discutido ultimamente por causas das propinas recebidas pelos políticos; em detrimento de grandes empresas tais como a Petrobrás e a Odebrecht.

Enem: Proposta de Redação financiamento de campanhas eleitorais

A proposta de redação apresentada abaixo foi elaborada pela Unifesp; edição 2015, para seleção de calouros.

Anúncio

Texto 1

O Senado aprovou nesta quarta-feira (16.04.2014) projeto que veda a doação de empresas; ou pessoas jurídicas para campanhas eleitorais; que atualmente são os maiores doadores de políticos e partidos.

(Gabriela Guerreiro. “Senado acaba com doação de empresas em campanhas eleitorais”. www.folha.uol.com.br, 16.04.2014. Adaptado.)

Texto 2

O sistema político brasileiro tem sido submetido a permanente interferência do poder econômico. Na democracia, deve prevalecer a igualdade. O voto de cada cidadão deve ter valor igual. O sistema político em que não há igualdade é aristocrático, não democrático. No passado, apenas a elite econômica podia participar da política; elegendo seus representantes. O chamado “voto censitário” excluía da vida pública amplos setores da sociedade. O processo de democratização levou à abolição do voto censitário; mas ainda não foi capaz de evitar que, por meio de mecanismos formais e informais de influência; a política seja capturada pelo poder econômico. O financiamento privado de campanhas eleitorais é o principal instrumento formal para que isso ocorra. No sistema brasileiro atual; tanto empresas quanto pessoas físicas podem fazer doações. Evidentemente, os maiores doadores podem interferir de modo muito mais incisivo no processo de tomada das decisões públicas do que o cidadão comum. Grandes empresas podem fazer com que sua agenda de interesses prevaleça no parlamento. O parlamentar que obteve esse tipo de financiamento; tende a se converter em um verdadeiro representante de seus interesses junto ao Legislativo e; muitas vezes, ao próprio Executivo. Isto é inevitável no atual sistema, que; com o financiamento privado de campanhas, legitima a conversão do poder econômico em poder político e, por essa via, em direito vigente; de observância obrigatória para todos. As doações por pessoas jurídicas são totalmente incompatíveis com o princípio democrático. Os cidadãos, não as empresas, são titulares de direitos políticos. Apenas eles, por conseguinte; deveriam poder participar do processo político.

Publicidade

(Sérgio Fisher. “O financiamento democrático das campanhas eleitorais”. www.tre-rj.gov.br. Adaptado.)

Texto 3

As relações do poder econômico com a área política despertam um conflito de valores que tracionam em sentidos opostos. Se é certo afirmar que o poder econômico pode interferir negativamente no sistema democrático; favorecendo a corrupção eleitoral e outras formas de abuso; também é certo que não se pode imaginar um sistema democrático de qualidade sem partidos políticos fortes e atuantes; especialmente em campanhas eleitorais, o que, evidentemente; pressupõe a disponibilidade de recursos financeiros expressivos. E, sob esse ângulo; os recursos financeiros contribuem positivamente para a existência do que se poderia chamar de democracia sustentável. Como lembra Daniel Zovatto, “embora a democracia não tenha preço; ela tem um custo de funcionamento que é preciso pagar”. Eis aí, pois, o grande paradoxo: o dinheiro pode fazer muito mal à democracia, mas ele; na devida medida, é indispensável ao exercício e à manutenção de um regime democrático. É ilusão imaginar que; declarando a inconstitucionalidade da norma que autoriza doações por pessoas jurídicas; se caminhará para a eliminação da indevida interferência do poder econômico nos pleitos eleitorais.

Anúncio

(Teori Zavascki. “Voto-Vista (Supremo Tribunal Federal)”. www.stf.jus.br. Adaptado.)

Após a leitura dos textos e baseado em seus conhecimentos; redija um texto argumentativo-dissertativo; na norma-padrão da língua portuguesa; levando em consideração os aspectos positivos e negativos a respeito do tema:

Publicidade

O financiamento de campanhas eleitorais por empresas deve ser proibido?

Dicas Redação Enem:

A leitura e o treino serão importantes aliados para melhorar sua escrita e sua argumentação para essa importante etapa do Enem.

Anúncio

Acesse o que é cobrado no Enem?

Como a Redação do Enem é corrigida?

Anúncio

Universidades portuguesas que utilizam o Enem para ingresso;

Notas do corte por área de conhecimento;

-Consulte a concorrência Sisu edição 2017;

Para que serve o Enem?

-Consulte possíveis temas para Redação do Enem.

-Veja Redações  notas mil no Enem.

Dicas de Estudos Enem e Vestibulares

Dicas para prova de Ciências da Natureza;

Desastre Ambiental da Barragem de Mariana;

Impactos Ambientais do rompimento da Barragem de Mariana;

Dicas de Química para a prova do Enem;

Dicas de matemática para a prova do Enem;

Questões sobre células-tronco já apareceram no Enem.

Conheça as Universidades e Institutos Federais de Educação; que utilizam o Sisu para ingresso em seus diversos cursos.

Acesse outros vestibulares que estão disponíveis  em várias universidades, centros universitários e faculdades.

 

Sair da versão mobile