Questões resolvidas envolvendo o texto quebrando o silêncio dos hospícios, da Unicamp

Leia o texto a seguir para responder às questões 1 e 2.

(Unicamp/2023) Quebrando o silêncio dos hospícios
Stella do Patrocínio, apesar de ser reconhecida postumamente como poeta, nunca se definiu assim e não escreveu nenhuma das linhas que estão no livro Reino dos bichos e dos animais é o meu nome, pelo qual ficou conhecida. A potência de suas palavras se encontra no seu falatório (como chamava suas falas), que foi preservado em fitas de áudio pela artista plástica Carla Guagliardi. As conversas entre as duas foram gravadas durante oficinas de arte para pacientes psiquiátricos, entre 1986 e 1988, e o livro, publicado muitos anos depois da morte de Patrocínio, é um recorte de frases dela, transcritas desses diálogos.
As falas de Patrocínio são de uma mulher negra e pobre que foi levada à força pela polícia e internada, no Centro Pedro 2º e depois na Colônia Juliano Moreira, no Rio de Janeiro, onde ficou por trinta anos; quando morreu, foi enterrada como indigente.
A história de Patrocínio é a história de milhares de vítimas que foram encarceradas nos hospícios brasileiros por serem consideradas “desajustadas”. Em sua maioria negras. Ali, elas sofreram abusos, violências e torturas, além de serem abandonadas pelo Estado.
(Adaptado de: Quebrando o silêncio dos hospícios. Quatro cinco um, 05/2022, p. 27.)

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01) Examinando a relação do título com o corpo do excerto da reportagem de revista, o que representa a quebra do “silêncio dos hospícios”?
A) A morte esquecida de Stella do Patrocínio em uma instituição para reclusão de pessoas com transtornos mentais (ou assim consideradas).
B) As oficinas de arte que permitiram a Stella do Patrocínio tornar pública a sua voz e as histórias de mulheres encarceradas em instituições manicomiais.
C) O livro de Stella do Patrocínio que narra as histórias de mulheres vítimas de violência manicomial, abandonadas pelo Estado.
D) As falas gravadas de Stella do Patrocínio que expressam tanto o seu percurso individual quanto a história de outras mulheres.

02) Com base ainda no texto, “falatório” pode ser considerado como
A) a modalidade declamada dos poemas de Stella do Patrocínio.
B) uma prática discursiva oral nomeada por Stella do Patrocínio.
C) a denominação, usada no manicômio, para conversas terapêuticas.
D) um gênero de poesia transcrita produzida por Stella do Patrocínio.

RESOLUÇÃO:
01) De acordo com o excerto, as falas gravadas de Stella do Patrocínio, revelam não somente tudo o que ela passou dentro dos manicômios como, também, relatam a situação de outras mulheres (quase sempre negras) abandonadas nos manicômios.
Resp.: D

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02) No próprio excerto aparece, entre parênteses (“como chamava suas falas”), um conceito para falatório: uma prática discursiva oral nomeada pela Stella do Patrocínio.
Resp.: B

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