Questão sobre arte contemporânea envolvendo Orlan

(UEL/2017) Observe a figura e leia o texto a seguir.

Anúncio

Orlan foi a primeira artista a utilizar a cirurgia estética nas suas performances com a intenção de transformar a operação em um evento artístico e não obter um resultado final que adequasse seu rosto aos padrões de beleza vigentes. A figura faz parte de uma série de autorretratos produzidos a partir da apropriação de práticas de intervenções corporais provenientes de outras tradições e da hibridização do seu rosto com imagens de registros etnográficos, por meio da manipulação digital. Esses autorretratos buscam o mesmo apelo visual que
as propagandas de produtos de beleza.
(Adaptado de Entrevista: “Orlan, artiste: Mon corps est devenu un lieu public de débat”. (Orlan, artista: Meu corpo se tornou um lugar público de debate). In: Le Monde. Paris, 22 abr. 2009.)
Com base na figura e no texto, considere as afirmativas a seguir.
I. Ao evidenciar a falta de um padrão universal de beleza feminina, Orlan indica que a beleza é construída socialmente.
II. Orlan, ao problematizar o estatuto do corpo e da beleza nas sociedades de culturas tradicionais, questiona os padrões de beleza da sociedade ocidental contemporânea.
III. Ao recorrer às imagens e às práticas de intervenções corporais de outras culturas, Orlan revela que o que é considerado feio diz respeito às culturas tradicionais.
IV. O processo de hibridização da imagem do rosto de Orlan com máscaras africanas, ou outras representações, visa à constituição de um novo conceito de beleza.
Assinale a alternativa correta.
A) Somente as afirmativas I e II são corretas.
B) Somente as afirmativas I e IV são corretas.
C) Somente as afirmativas III e IV são corretas.
D) Somente as afirmativas I, II e III são corretas.
E) Somente as afirmativas II, III e IV são corretas.

RESOLUÇÃO (Banca elaboradora de provas da UEL) 
Correta. A série de autorretratos, recorrendo às imagens e às práticas de intervenções corporais de outras culturas, e a hibridização de imagens visa mostrar que os padrões de beleza não só variam, mas também são construídos
socialmente.
II. Correta. A problematização de questões sociais, político-econômicas e de comportamento da sociedade em que o artista e sua obra estão inseridos é uma tendência crescente na arte contemporânea. Ao problematizar o estatuto do
corpo e da beleza nas sociedades de culturas tradicionais, a artista questiona os padrões de beleza da sociedade ocidental contemporânea.
III. Incorreta. Ela recorre às imagens etnográficas justamente para mostrar que o que é considerado belo ou feio é relativo a cada cultura.
IV. Incorreta. Justamente o contrário, o processo de hibridização visa problematizar a diferença, a singularidade e não estabelecer um novo conceito de beleza.
Resp.: A

Sair da versão mobile