Questão sobre respiração em diversos seres vivos

Tipos de respiração em diferentes grupos animais

(PUC-PR) A respiração é o fenômeno vital pelo qual os seres vivos extraem a energia química armazenada nos alimentos e a utilizam nos seus diversos processos metabólicos. No mecanismo respiratório, os animais podem efetuar as trocas gasosas com o ambiente, de várias maneiras. Assim temos os exemplos de animais com o correspondente tipo de respiração:
(1) minhoca
(2) tubarão
(3) gafanhoto
(4) galinha
(5) aranha
(  ) respiração filotraqueal
(  ) respiração traqueal
(  ) respiração cutânea
(  ) respiração branquial
(  ) respiração pulmonar

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A) 3 – 5 – 4 – 2 – 1
B) 5 – 3 – 2 – 4 – 1
C) 3 – 4 – 5 – 1 – 2
D) 5 – 3 – 1 – 2 – 4
E) 1 – 2 – 3 – 4 – 5

Anúncio

Resolução:
A minhoca é um animal que apresenta a respiração do tipo cutânea. Os gases (O2 e CO2) difundem-se pela superfície corporal, muito fina e úmida.
O tubarão, como praticamente todos os demais peixes, respira por meio de brânquias (no caso dos tubarões as brânquias não estão cobertas por opérculo – aquela estrutura que se vê abrindo e fechando em um peixe ósseo).
O gafanhoto possui respiração do tipo traqueal, que se caracteriza pela ocorência de trocas gasosas dentro do animal, envolvendo as traqueíolas (finíssimas ramificações das traqueias e tecidos). Na respiração traqueal não há participação do sistema circulatório.  A respiração traqueal é uma boa adaptação à vida em ambiente terrestre.
A galinha, como as demais aves, apresenta respiração pulmonar (também uma excelente adaptação à vida em ambiente terrestre).
Nos aracnídeos a respiração ocorre por meio de pulmões foliáceos (ou filotraqueias) e há envolvimento do sangue (hemolinfa) no processo de trocas gasosas.
Resp.: D

Veja também:
Questão sobre tipos de respiração, da UECE 2011.2
Questão sobre artrópodes, da Fatec 2013.

Sair da versão mobile