(Enem/2023)
TEXTO I
Zapeei os canais, como há dezenas de anos faço, e pá: parei num que exibia um episódio daquela velha família do futuro, Os Jetsons.
Nesse episódio em particular, a Jane Jetson, esposa do George, tratava de dirigir aquele veículo voador deles. Meu queixo foi caindo à medida que as piadinhas machistas sobre mulheres dirigirem foram se acumulando.
Impressionante! Que futuro careta aqueles roteiristas imaginavam! Seriam incapazes de projetar algo melhor, e não apenas em termos de tecnologias, robôs e carros voadores?
Será que nossa máxima visão de futuro só atinge as coisas, e jamais as pessoas? Como a Jane, uma mulher de 33 anos no desenho, poderia ser o que foram as minhas bisavós?
O futuro, naquele desenho, se esqueceu de ser melhor nas relações entre as pessoas. Aliás… tão parecido com a vida.
Fiquei de cara, como dizemos aqui, ou como dizíamos na minha adolescência, pobre adolescência, aprendendo, sem querer e sem muita defesa, um futuro tão besta quanto o passado.
RIBEIRO, A. E. Disponível em: www.rascunho.com br. Acesso em: 21 out. 2021 (adaptado).
TEXTO II
Masculino e feminino são campos escorregadios que só se definem por oposição, sempre incompleta, um do outro. São formações imaginárias que buscam produzir uma diferença radical e complementar onde só existem,
de fato, mínimas diferenças. O resto é questão de estilo. Até pelo menos a segunda metade do século 19, o divisor de águas era claro: os homens ocupavam o espaço público.
As mulheres tratavam da vida privada. Privada de quê? De visibilidade, diria Hannah Arendt. De visibilidade pública.
Do que as mulheres estiveram privadas até o século 20 foi de presença pública manifesta não em imagem, mas em palavra. A palavra feminina, reservada ao espaço doméstico, não produzia diferença na vida social.
KHEL, M. R. Disponível em: https://alias.estadao.com.br.
Acesso em: 19 out. 2021 (adaptado).
A representação da mulher apresentada no Texto I pode ser explicada pelo Texto II no que diz respeito à(às)
A) censura a formas de expressão femininas.
B) ausência da figura feminina na vida pública.
C) construções imaginárias cristalizadas na sociedade.
D) limitações inerentes às figuras femininas e masculinas.
E) dificuldade na atribuição de papéis masculinos e femininos.
RESOLUÇÃO:
No Texto I, o autor reflete sobre como as representações das mulheres, mesmo em um desenho animado futurista, continuam presas a estereótipos e a uma visão ultrapassada, evidenciando que o “futuro” dos Jetsons não evoluiu em termos de relações sociais e igualdade de gênero. Isso reflete construções imaginárias que permanecem cristalizadas, ou seja, inalteradas, sobre o que seria o papel feminino na sociedade.
No Texto II, é explicado que os conceitos de masculino e feminino são construções imaginárias que buscam criar uma diferenciação, embora se baseiem em poucas diferenças reais. Essas construções acabam por manter as mulheres relegadas ao espaço privado, invisibilizadas na vida pública. Essa visão é uma forma de cristalizar papéis e funções que não necessariamente refletem a realidade, mas que foram socialmente impostos.
Assim, os dois textos se complementam na ideia de que a sociedade ainda projeta papéis baseados em estereótipos antigos e imaginários.
Resp.: C
VEJA TAMBÉM:
– Questão resolvida sobre interpretação textual – o fim da história – do Enem
– Resolução da questão sobre interpretação textual envolvendo memes, da UFPR