(CLARETIANO/2019) Mais do que pelo seu próprio relevo, esse domínio é marcado por grandes diferenças pedológicas e climáticas em relação aos outros planaltos ecologicamente similares situados no centro-sul do país. Nele se processa, sobretudo, o envelhecimento das massas de ar polar atlânticas, fato que abaixa os índices térmicos de toda a área. A ausência das matas pluviais densas e biodiversas por todo o core desse domínio paisagístico e ecológico lhe concede outro “ar de família” fisiográfico e biogeográfico.
Aziz Ab’Sáber. Os domínios de natureza no Brasil, 2003. Adaptado.)
O domínio morfoclimático caracterizado no excerto corresponde
A) ao Cerrado.
B) às Araucárias.
C) aos Mares de Morros.
D) às Pradarias.
E) ao Pantanal.
RESOLUÇÃO:
O texto descreve um domínio com características de relevo e clima específicas, marcadas por temperaturas mais baixas devido à influência das massas de ar polar atlânticas. Além disso, há uma menção à ausência de florestas tropicais densas e biodiversas, o que se alinha com o bioma das Araucárias (também conhecido como Mata de Araucárias ou Floresta Ombrófila Mista), presente no sul do Brasil.
Essa área é conhecida por apresentar temperaturas amenas e vegetação adaptada ao clima subtropical, o que a diferencia de outros domínios, como o Cerrado, que tem um clima mais quente e vegetação distinta.
Resp.: B
VEJA TAMBÉM:
– Resolução da questão sobre domínios morfoclimáticos, do Albert Einstein 2017-2
– Questão resolvida sobre domínios morfoclimáticos, da Fuvest 2016