Questão resolvida sobre Desenvolvimentismo, da UEL

(UEL/2015) Leia os textos a seguir.
Vai minha tristeza
E diz a ela que sem ela não pode ser
Diz-lhe numa prece
Que ela regresse
Porque não posso mais sofrer
Chega de saudade
A realidade é que sem ela
Não há paz
Não há beleza
É só tristeza e a melancolia
Que não sai de mim
Não sai de mim
Não sai
(Chega de Saudade, Vinícius de Moraes e Antônio Carlos Jobim, 1958.)

Essas produções artísticas nacionais, criadas na década de 1950, estão articuladas em um momento da vida republicana brasileira denominado Desenvolvimentismo.
Em relação às características desse período, atribua V (verdadeiro) ou F (falso) às afirmativas a seguir.
(  ) A bossa nova e a poesia concreta foram referências culturais da época, transformando-se, posteriormente, em produtos de exportação.
( ) O milagre econômico impulsionou a indústria sucroalcooleira, o que culminou com a criação do PROALCOOL.
( ) O modernismo, representado pelas obras de Vilanova Artigas e Oscar Niemayer, predominou na linguagem arquitetônica do período.
( ) Com o slogan “50 anos em 5”, o governo JK consolidou a industrialização na região Norte do país.
( ) A criação do INCRA possibilitou uma política de distribuição de terras, culminando com melhoria nas condições de vida dos camponeses.
Assinale a alternativa que contém, de cima para baixo, a sequência correta.
A) V, V, F, V, F.
B) V, V, F, F, V.
C) V, F, V, F, F.
D) F, V, F, V, F.
E) F, F, V, F, V.

Anúncio

RESOLUÇÃO:
(RESOLUÇÃO DA BANCA ELABORADORA DE PROVAS DA UEL)
I. Verdadeira, pois, nesse período, na região Sudeste, cariocas e paulistas, separadamente, criaram linguagens artísticas que, já no final da referida década, causaram impacto nos meios artísticos e acadêmicos dos Estados Unidos e da Europa.
II. Falsa, pois o milagre econômico relaciona-se com a década de 1970, durante a ditadura militar, que, entre outras coisas, criou o PROALCOOL, portanto não se enquadra no período JK.
III. Verdadeira, pois o governo JK promoveu a interiorização do país, com a fundação de Brasília, dando um impulso à arquitetura modernista, expressa pelas obras de Oscar Niemeyer, como a Catedral e o Palácio do Planalto em
Brasília, e de Vilanova Artigas, como o prédio da FAU/USP-SP. Sobretudo este último tem obras representativas de sua produção em Londrina, no norte do Paraná.
IV. Falsa, pois chama-se desenvolvimentismo o momento da história republicana que, sob o governo de JK, na década de 1950, impulsionou a modernização ou industrialização do país, acentuadamente da região Sudeste, em uma
política econômica que ficou conhecida como “50 anos em 5”.
V. Falsa, pois a criação do INCRA também não é do período histórico em questão e, nesse momento, não se realizou a distribuição de terras de maneira metódica e consistente de uma política agrária.
RESP.: C

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre Brasil República, do Enem 

Sair da versão mobile