Questão resolvida sobre modelo de produção flexível, da Aman

(Aman/2019) No atual estágio de desenvolvimento do capitalismo mundial, no qual se globalizam não só os mercados, mas também a produção, a palavra de ordem é competitividade. O modelo de produção flexível que vem sendo adotado pelas empresas traz significativos reflexos não apenas nas formas de organização produtiva, mas também nas relações de trabalho e nas políticas econômicas dos países. Dentre esses reflexos podem-se destacar:
I- o apelo das indústrias pela intervenção do Estado na economia, sem interferir nas empresas privadas, de modo a criar condições para a melhoria do padrão de vida da população e, por conseguinte, fomentar o consumo.
II- a implementação gradual da economia de escala em substituição à economia de escopo, visando a reduzir o custo de produção a partir da fabricação de itens padronizados e em grande quantidade.
III- a implementação do just-in-time, método de organização da produção que visa a eliminar ou reduzir drasticamente os estoques de insumos, reduzindo custos e postos de trabalho e disponibilizando capital para novos investimentos.
IV- a disseminação, em diversos países desenvolvidos, de propostas de flexibilização da legislação trabalhista, com a redução dos salários e dos benefícios sociais, acarretando, em consequência, o enfraquecimento do movimento sindical.
Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão corretas.
A) I e II
B) I e III
C) II e III
D) II e IV
E) III e IV
RESOLUÇÃO:
Estão incorretos as afirmativas I e II.
Em I: o modelo de produção flexível não prioriza a intervenção do Estado na economia;
Em II: o modelo de produção flexível (chamado just-in-time) valoriza a produção conforme a demanda, priorizando a personalização dos produtos de acordo com as expectativas do consumidor.
Resp.: E
VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre modelos de produção, da USCS 2019
Sair da versão mobile