Questão resolvida sobre misturas, do Cefet-MG

(Cefet-MG/2019) A Agência Nacional do Petróleo (ANP) permite uma adição à gasolina de, no máximo, 27% de álcool etílico (CH3CH2OH). Recomenda-se que o consumidor  solicite ao frentista realizar um teste para verificar a quantidade de álcool na gasolina, caso haja alguma suspeita quanto à qualidade do combustível a ser comprado. Para tanto, basta misturar quantidades iguais de água e gasolina e aguardar para que o álcool, presente na gasolina, passe para a água.
Considere um teste no qual o frentista tenha misturado 25 mL de água e 25 mL de gasolina e, após agitação, tenha observado um volume final de gasolina igual a 17 mL. Conforme essa descrição, afirma-se corretamente que
A) a gasolina avaliada atende às especificações, pois apresenta um teor de álcool inferior a 27%.
B) o álcool e a água são miscíveis pois são moléculas apolares e formam uma mistura homogênea.
C) a mistura obtida é heterogênea, pois contém uma fase formada por álcool e água e outra, por gasolina.
D) os opostos se atraem, pois o álcool é apolar e a água, polar, possibilitando a transferência do álcool para a água.

RESOLUÇÃO:
Ao misturar gasolina com água, o álcool presente na gasolina “se junta” à água,  (álcool + água), sobrando somente a gasolina pura, na parte de cima do recipiente (devido à menor densidade); ou seja, tem-se uma mistura heterogênea, com 2 fases (álcool + água na fase inferior e gasolina pura na fase superior).
Se o volume de gasolina a ser testado era de 25 mL e, depois de misturar à água, sobraram 17 mL de gasolina, significa que havia 8 mL de álcool (em 25 mL de gasolina, o que corresponde a 32% –> isso significa que a gasolina está com teor alcoólico superior ao permitido pela legislação).
Resp.: C

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre porcentagem de etanol na gasolina, do Enem 2012 – PPL
Questão resolvida sobre petróleo, do IFPE 2016

Sair da versão mobile