Questão resolvida sobre condutividade elétrica no sal de cozinha e no açúcar

(UFSCar) Sal de cozinha (cloreto de sódio) e açúcar (sacarose) são sólidos brancos solúveis em água. Suas soluções aquosas apresentam comportamentos completamente diferentes quanto à condução de corrente elétrica. É correto afirmar que:
A) o cloreto de sódio é um composto iônico e sua solução aquosa conduz corrente elétrica, devido à presença de moléculas de NaCl. A sacarose é um composto covalente e sua solução aquosa tem viscosidade muito alta, diminuindo a condutividade da água.
B) uma substância como o cloreto de sódio, que em solução aquosa forma íons, é chamada de eletrólito. A solução de sacarose conduz corrente elétrica, devido à formação de ligações de hidrogênio entre as moléculas de sacarose e água.
C) o cloreto de sódio é um composto iônico e suas soluções aquosas conduzem corrente elétrica, devido à presença de íons livres. A sacarose é um composto constituído de moléculas e suas soluções aquosas não conduzem corrente
elétrica, pois as moléculas neutras de sacarose não contribuem para o transporte de cargas.
D) a dissolução de sacarose em água leva à quebra das moléculas de sacarose em glicose e frutose e estas moléculas conduzem corrente elétrica. A solução de sal, por sua vez, apresenta condutividade menor que a da água destilada.
E) soluções aquosas de sacarose ou de cloreto de sódio apresentam condutividade elétrica maior do que aquela apresentada pela água pura, pois há formação de soluções eletrolíticas. Os íons formados são os responsáveis pelo
transporte de cargas em ambos os casos.

RESOLUÇÃO:
O sal de cozinha é um composto iônico. Na presença de água, ocorre dissociação iônica, com liberação de íons, que ficam livres (responsáveis pela condutividade elétrica).
Já a sacarose é um composto molecular; em água, suas moléculas (neutras) não contribuem para o transporte de cargas elétricas.
Resp.: C

Anúncio

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre condutibilidade elétrica, da UEFS 2018

Sair da versão mobile