Questão resolvida sobre comportamento dos índios no momento do parto, da Univag

(Univag/2017-2) Quando estas índias entram em dores de parir, não buscam parteiras, não se guardam do ar, nem fazem outras cerimônias, parem pelos campos e em qualquer outra parte como uma alimária; e em acabando de parir, se vão ao rio ou fonte, onde se lavam, e as crianças que pariram; e vêm-se para casa, onde o marido se deita logo na rede, onde está muito coberto, até que seca o umbigo da criança.
(Gabriel Soares de Souza. Tratado descritivo do Brasil em 1587, 1987.)

O trecho, escrito na segunda metade do século XVI por um colono português no Brasil, indica
A) a capacidade de observação do autor e a percepção das diferenças entre os hábitos e costumes dos nativos brasileiros e os dos portugueses.
B) o endosso do autor às formas naturais de parto e sua rejeição aos procedimentos europeus tradicionais advindos da Idade Média.
C) a aceitação pelo autor dos modos de vida dos nativos brasileiros e sua defesa dos rituais patriarcalistas provenientes da metrópole portuguesa.
D) o esforço do autor para caracterizar a superioridade cultural dos nativos brasileiros frente aos valores e princípios dos portugueses.
E) a indiferença do autor face às manifestações culturais dos nativos e a insistência em valorizar as atitudes e os comportamentos dos europeus.

Anúncio

RESOLUÇÃO:
A leitura do trecho revela a grande capacidade de observação do autor, que percebe as diferenças entre os hábitos e costumes dos nativos e os portugueses.
Resp.: A

VEJA TAMBÉM:
Questão resolvida sobre índios, do Enem 2013

Publicidade
Sair da versão mobile